Como era esperado, a prefeita de Santa Luzia, Francilene Paixão Queiroz, mais conhecida como França do Macaquinho, e o seu vice, Juscelino Júnior, estão, neste momento, cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, mas o julgamento ainda não terminou.

A prefeita França do Macaquinho está sendo acusada de crimes eleitorais, entre eles a captação ilícita de sufrágio e o abuso do poder político e econômico.

O TRE-MA retomou, na tarde de quarta-feira (07), o julgamento, que já estava 3×1 pela cassação, uma vez que votaram pela cassação, o do relator do caso, o juiz eleitoral Itaércio Paulino da Silva, que votou de acordo com o parecer do Ministério Público Eleitoral, e os juízes Wellington Cláudio de Castro e José Eduardo Moreira também votaram pela cassação de França do Macaquinho. Apenas Tyrone José da Silva teve um entendimento diferente.

Na volta do julgamento, o juiz eleitoral Júlio César Praseres, que havia pedido vista do processo, acompanhou o voto do relator e confirmou a cassação de França do Macaquinho.

Entretanto, o julgamento não foi concluído, pois ainda falta o voto do juiz eleitoral Gustavo Vilas Boas, que pediu vistas.

A votação está 4×1 pela cassação e mesmo que o voto de Gustavo Vilas Boas seja divergente do relator, mesmo assim a gestora seria cassada por 4×2. A única chance de França do Macaquinho não ser cassada é se alguém que já votou, estranhamente, mudar de ideia.

É aguardar e conferir, mas pelo visto a conformação da cassação da prefeita de Santa Luzia é apenas uma mera questão de tempo, pouco tempo por sinal.