Se tem um partido que inicia fortalecido no futuro Governo Jair Bolsonaro é o DEM, que parece ter dado a volta por cima e ressurgido das cinzas, após a tentativa do PT de extirpar o partido da política brasileira.

Jair Bolsonaro confirmou nesta semana mais um membro do DEM para o seu futuro ministério. O presidente eleito confirmou o nome da deputada federal do DEM do Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Dias, como a futura ministra da Agricultura.

Além de Tereza Cristina, o DEM já tem no futuro Governo Bolsonaro o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, homem de confiança do presidente eleito. Além disso, existe a perspectiva de outros dois nomes do DEM para duas pastas importantes.

O deputado Luiz Henrique Mandetta é cotado para o Ministério da Saúde, e o deputado Mendonça Filho para o Ministério da Educação. Isso sem falar na possibilidade real de reeleição do atual presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia.

Com isso, o DEM surge como um dos partidos mais próximos do futuro Governo Bolsonaro. O próprio presidente eleito já fez referências da proximidade ideológica e de posições que tem com o partido.

O novo momento do partido foi graças a uma reestruturação feita pelo DEM em todo o Brasil. No Maranhão a situação não foi diferente. O DEM que já teve até governador, no caso Roseana Sarney, havia praticamente desaparecido do cenário político maranhense, mas vai conseguindo aos poucos se fortalecer, principalmente graças ao comando do deputado federal reeleito Juscelino Filho.

Inclusive, pela postura arredia do governador Flávio Dino (PCdoB) com Bolsonaro, o Maranhão precisará de interlocutores junto ao presidente eleito para que os maranhenses não sofram sanção pelas tolices cometidas pelo comunista.

Além de Aluisio Mendes, que é muito próximo de Bolsonaro, o nome de Juscelino Filho, principal nome do DEM no Maranhão, surge como uma excelente alternativa para também ser esse interlocutor.

Equipe – Quem já foi confirmado na equipe de transição de Jair Bolsonaro é o médico “maranhense”, Allan Garcês. Defensor árduo da candidatura de Bolsonaro, Garcês, que é paraense, mas radicado no Maranhão, está integrado à equipe de Saúde na transição.

Allan Garcês chegou a ser candidato a deputado federal pelo PSL, onde alcançou mais de 20 mil votos nestas eleições.

Agora é aguardar e conferir.