O prefeito Edivaldo e o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, estiveram vistoriando mais uma vez as obras de requalificação urbanística da Rua Grande. As obras, que integram o conjunto de intervenções urbanísticas do Centro Histórico realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, avançam no cronograma de execução. Esta semana, as obras de acabamento na segunda quadra estarão concluídas.

Para esta semana, está previsto também o início dos serviços de concretagem da terceira e da quarta quadras. Os trabalhos de finalização também avançaram para a Rua de Santaninha, que corta a Rua Grande, na altura das Lojas Americanas.

Durante a vistoria o prefeito falou sobre a importância da obra. “As melhorias que estão sendo realizadas no Centro da capital beneficiam tanto quem trabalha no centro comercial, quanto o público consumidor, pois requalifica uma área muito importante para o comércio. A requalificação do Centro vai aquecer a economia, movimentar o turismo, gerando emprego e renda. Nossa cidade vai ganhar muito com esse trabalho, executado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura”, ressalta o prefeito Edivaldo.

A segunda quadra, que já conta com calçada e instalações concluídas, recebe, desde o fim de semana, serviços de pavimentação, com instalação de bloco intertravado na área central. A requalificação urbanística vai atingir os 800 metros de extensão da rua Grande e parte das ruas transversais, com rampas de acesso no mesmo material de pavimentação.

Na quinta quadra, estão sendo realizados os trabalhos de demolição e remoção do pavimento em paralelepípedo e substituição das redes subterrâneas de água e esgotos e também da rede elétrica.

A requalificação urbanística da Rua Grande no sentido Deodoro – João Lisboa, a partir da Rua do Passeio, foram iniciadas em abril deste ano. A superintendência do Iphan e a Prefeitura de São Luís vêm acompanhando de perto os trabalhos. Pelo cronograma de execução, a requalificação da Rua Grande estará concluída no primeiro semestre de 2019. Segundo avaliação do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, até o fim deste mês de outubro pelo menos mais três quadras estarão concluídas.

Em contato com as entidades empresariais, como Câmara de Diretores Lojistas e Associação Comercial do Estado do Maranhão, o Iphan e a Prefeitura têm buscado reduzir ao máximo o impacto ambiental e econômico das obras. “Estamos em contato permanente com as entidades empresariais que estão apoiando o trabalho de requalificação da principal rua de comércio da cidade”, explica o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary. Segundo Maurício Itapary, até dezembro serão entregues seis quadras totalmente concluídas da mais tradicional rua do comércio da cidade.