O Blog do Jorge Aragão teve acesso a mais alguns dados interessantes da segunda pesquisa IBOPE, sobre a disputa eleitoral no Maranhão, que foi divulgada nesta quarta-feira (19), no JM TV 2ª edição, da TV Mirante.

Na disputa pelo Governo do Maranhão, ao contrário do que se possa imaginar, a vantagem maior de Flávio Dino (PCdoB) para Roseana Sarney (MDB), está justamente no interior do Estado.

Na capital a disputa está mais equilibrada e a diferença é de 10 pontos, 40% contra 30% para o comunista. Já no interior maranhense, Flávio Dino aumenta a diferença para 18 pontos e vence por 50% contra 32%.

No entanto, a maior vantagem do comunista, curiosamente, está entre os evangélicos. Nesse segmento, a vantagem é de 35 pontos e 55% dos eleitores evangélicos afirmam votar em Dino, enquanto 20% dizem votar em Roseana.

Senado – Já na disputa pelo Senado, a situação entre capital e interior acaba se invertendo. Os senadores de Dino – Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) – se saem melhor na capital. Já os senadores de Roseana – Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) – conseguem desempenho melhor no interior do Maranhão.

Em São Luís, Eliziane aparece com 43%, seguida de Weverton com 29%, logo depois Lobão e Sarney Filho surgem empatados com 20%. Zé Reinaldo (PSDB) é o quinto com 8%, seguido de Alexandre Almeida (PSDB) com 4%. No interior, Lobão lidera com 26%, seguido por Sarney Filho com 24%, Eliziane e Weverton surgem em terceiro empatados com 19%. Zé Reinaldo novamente é o quinto com 13% e Alexandre Almeida mantem os 4%.

No quesito religioso, uma curiosidade. Os senadores de Dino vencem entre os evangélicos, já que EG possui 29% e WR 23%, mas entre os católicos, são os candidatos de Roseana que aparecem na frente, SF com 27% e EL 26%.

Presidente – Na disputa pela presidência da República, também existe uma diferença entre o pensamento dos eleitores da capital e do interior. Na capital, a vitória é de Jair Bolsonaro (PSL), mas no interior a vitória é Fernando Haddad (PT).

Bolsonaro vence por 3 pontos na capital (27% contra 24%), enquanto que Haddad vence no interior maranhense por 17 pontos (39% contra 16%).

A pesquisa IBOPE está registrada no MA-06667/2018, durante 13 a 19 de setembro. Foram ouvidos 1.008 eleitores, com a margem de erro de 3% para mais ou menos e o intervalo de confiança de 95%.