O deputado federal Victor Mendes (MDB/MA) assegurou, fruto de emenda parlamentar, recursos de R$ 200 mil para a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para aquisição de um veículo “Castramóvel”.

Com os recursos assegurados e em caixa, a UEMA já realizou o processo licitatório para a compra do “Castramóvel”, cuja empresa vencedora foi a Athos Brasil, e já articula a implementação do Programa de Controle Populacional de Cães e Gastos, defendido por ambientalistas e defensores de animais.

O deputado federal Victor Mendes enfatizou que esse é um compromisso assumido e cumprido com a Associação Maranhense em Defesa dos Animais (AMADA), protetores independentes e todos que atuam na proteção aos animais, “especialmente os que estão abandonados nas ruas e sofrendo maus tratos”.

“Estamos trabalhando também na aprovação do Projeto de Lei 1051/2015 que pretende modificar o art. 32 da Lei 9.605/1998 para aumentar a pena de detenção para três meses a um ano e multa a quem praticar ato de abuso ou maus tratos a animais domésticos, domesticados ou silvestres, nativos ou exóticos”, ponderou Victor Mendes.

São ações que reforçam a Lei Federal 13.426/2017, que criou o Serviço Nacional de Esterilização gratuita e estudos para a implantação do serviço de cirurgias a serem ofertadas para população de baixa renda, em todo o país.

Ações que são fundamentais para o combate ao problema da superpopulação de cães e gatos, principalmente os que estão abandonados nas ruas e que podem transmitir doenças aos seres humanos como leptospirose, micose, ancilostomose e raiva.

É bom ressaltar que a castração é um método correto, responsável e eficaz para a diminuição da população de cães e gatos, evitando, ainda o sofrimento desses animais.

Efetividade – O deputado federal Victor Mendes é um dos 20 parlamentares, na Câmara Federal, com melhor desempenho dentre os 513 deputados representantes de todos os estados do Brasil.

Em três anos de mandato, o parlamentar tem em média 94,1% de presença nas atividades de plenário e comissões, apresentou 45 projetos de lei e assegurou R$ 60 milhões ao Maranhão para serem aplicados em áreas como saúde, educação, segurança pública, meio ambiente e infraestrutura.