É impressionante como alguns asseclas do governador Flávio Dino adoram desvirtuar números e fatos. Nesta semana, quando da divulgação do Monitor da Violência, levantamento feito nacionalmente pelo Portal G1, mais uma vez alguns distorceram a notícia.

A matéria afirmava que todos os dez Estados mais violentos no Brasil, de acordo com o levantamento, estariam nas regiões Norte e Nordeste.

Inicialmente esses asseclas, inclusive o próprio governador nas redes sociais, comemoraram o fato do Maranhão não está entre esses Estados. Entretanto, de maneira sorrateira, esqueceram de dizer que o Maranhão, assim como Tocantins e Paraná, não informaram todos os dados solicitados, ou seja, a avaliação fica totalmente prejudicada.

Para restabelecer a verdade dos fatos, como costumeiramente este Blog faz, será postado abaixo um vídeo do Jornal Hora Um, apresentado na TV Globo. Na oportunidade, para dirimir quaisquer dúvidas, a editora Nacional do G1, Natália Duarte, deixa claro que o Maranhão não forneceu os dados solicitados. Veja abaixo.

 

Ou seja, só foi feito o levantamento levando em conta os Estados que enviaram todos os dados. Desta forma, Maranhão, Tocantins e Paraná, não foram comparados com os demais, justamente pela ausência total dos fatos, e ignorar isso, é o mesmo que produzir Fake News.

Mas para alguns maquiar e distorcer fatos, infelizmente, virou algo rotineiro, ainda mais em período eleitoral.