Desde a confirmação que, enfim, um instituto nacional fará uma pesquisa eleitoral no Maranhão, os comunistas diuturnamente tentam desqualificar o levantamento que está sendo feito pelo IBOPE.

Um dos principais argumentos dos comunistas é que o IBOPE teria errado os números nas últimas eleições. Entretanto, se é para levar em consideração essa argumentação dos comunistas, apenas os levantamentos da ESCUTEC devem ser considerados.

O Blog do Jorge Aragão demonstrou que somente a ESCUTEC acertou “na mosca” os números do 2º Turno das eleições 2016 na capital maranhense, as últimas que foram realizadas.

Um dia antes do pleito, o Blog do Jorge Aragão divulgou uma postagem “Dia decisivo para as pesquisas eleitorais em São Luís”, onde apresentou os últimos levantamentos de cinco institutos de pesquisa – ESCUTEC, IBOPE, Data M, Exata e Econométrica – sobre a disputa do 2º Turno em São Luís.

O levantamento da ESCUTEC não só acertou que a vitória de Edivaldo Júnior sobre Eduardo Braide seria de 8 pontos, como cravou os números exatos, pois afirmou que a vitória seria 54×46. Ou seja, nas últimas eleições quem acertou na “mosca” foi exatamente a ESCUTEC.

A ESCUTEC ainda não divulgou nenhuma pesquisa eleitoral em 2018, a última divulgada pelo instituto foi no fim do ano passado e demostrava um equilíbrio na disputa pelo Governo do Maranhão e com Sarney Filho e Lobão sendo os candidatos mais citados para o Senado (reveja).

Sendo assim, pela tese dos próprios comunistas, os números que devem ser considerados devem ser o da ESCUTEC, que ainda deverá divulgar sua primeira pesquisa eleitoral em 2018. No mais restará apenas o chilique corriqueiro dos comunistas, pois contra fatos, não existem argumentos.

Recordar é viver…