Logo após ter oficializado que vai mesmo disputar uma vaga na Câmara Federal, o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) tem sido alvo de críticas, que para o Blog do Jorge Aragão são injustas.

Entretanto, para compreendermos a postagem atual e necessário voltarmos a 2016, quando Braide, um político ainda desconhecido da maioria do eleitorado maranhense, resolveu disputar a Prefeitura de São Luís.

Naquela oportunidade, para todos os analistas políticos, a candidatura de Braide seria apenas mais uma, um mero coadjuvante, mas o excelente desempenho na campanha eleitoral fez Eduardo Braide crescer na disputa, chegar ao Segundo Turno e por pouco não virar prefeito de São Luís.

Após sair da disputa na capital infinitamente maior do que entrou, Braide teve imediatamente seu nome lembrado para a disputa do Governo do Maranhão em 2018. O parlamentar seguiu seu posicionamento crítico a fraca gestão do Governo Flávio Dino e assim, dia após dia, o nome de Braide foi ganhando força para a disputa majoritária deste ano.

Apesar de jamais ter confirmado que iria disputar o Governo do Maranhão, Braide sonhou e desejou entrar na disputa, mas faltou diálogo entre os oposicionistas, principalmente por parte dos mais tarimbados, como Roseana Sarney, Roberto Rocha e Maura Jorge.

Roseana, Roberto e Maura, tem um desejo em comum, que é tirar do Governo do Maranhão o comunista Flávio Dino. Para a maioria dos analistas políticos, a presença de Eduardo Braide na disputa seria a certeza de um Segundo Turno e todos, sem exceção, só acreditam na derrota de Dino num eventual Segundo Turno.

Só que apesar de tudo isso, jamais houve qualquer diálogo entre os oposicionistas, apesar de terem basicamente o mesmo objetivo. Diálogo esse defendido aqui no Blog do Jorge Aragão, por diversas vezes, pelo analista político e ex-deputado Joaquim Haickel.

Ora, se todos querem a derrocada de Flávio Dino, se a derrocada do comunista passa por um eventual Segundo Turno e se a candidatura de Eduardo Braide era sinônimo desse Segundo Turno, porque não fomentaram tal candidatura?

Definitivamente, faltou expertise de alguns, minimizar a vaidade para outros e, principalmente, compreender o momento político atual.

Nunca é demais lembrar que a situação para Braide era, e ainda é, cômoda. Por esse motivo, os demais oposicionistas tinham efetivamente que ter viabilizado partidos para insuflar e tornar irreversível a pré-candidatura de Braide ao Governo do Maranhão.

É claro que a eleição ainda não está definida e mesmo sem Braide pode chegar ao Segundo Turno, mas que a desarticulação facilitou a caminhada de Flávio Dino em busca da reeleição, isso ninguém tem dúvida.

Por esses e muitos outros motivos, é que este Blog entende que as críticas a Eduardo Braide são extremamente injustas e reafirma que ele chegará em 2020, ao lado de outros nomes, como por exemplo Felipe Camarão (Secretário de Educação do Maranhão), fortíssimo para suceder ao prefeito Edivaldo Júnior.

É aguardar e conferir.