Desde o início da semana, de maneira equivocada, surgiu a informação de que o deputado estadual e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Eduardo Braide (PMN), estaria abdicando mão da disputa majoritária para apoiar a pré-candidatura de Maura Jorge (PSL), que também deseja comandar o Estado.

Entretanto, pelo que apurou o Blog, a informação não procede. Inicialmente até mesmo por uma questão lógica, afinal como que alguém que aparece melhor colocado nas pesquisas eleitorais vai apoiar alguém que aparece com números inferiores ???

Só que além da lógica, o Blog foi atrás de ouvir algumas fontes próximas dos dois pré-candidatos, já que ambos ainda não se posicionaram sobre o assunto.

O apurado é que Braide foi procurado por um emissário, supostamente enviado por Maura Jorge, que queria uma aliança entre ambos. Como Braide estava melhor nas pesquisas, Maura abdicaria da disputa e sairia como candidata ao Senado. Os dois chegaram a conversar, mas a conversa não evoluiu e ambos seguem como pré-candidatos.

Pela dificuldade de viabilizar partidos, e consequentemente tempo no horário eleitoral, Braide tende realmente a adiar o desejo de disputar o Governo do Maranhão e confirmar sua pré-candidatura a Câmara Federal, mas se isso se confirmar, fatalmente não será por conta de nenhuma outra candidatura, até mesmo porque, pelos últimos levantamentos, apenas Flávio Dino (PCdoB) e Roseana Sarney (MDB) estariam à sua frente.

Braide, em optando pela candidatura a Câmara Federal, teria dois caminhos a seguir, apoiar Maura Jorge ou Roberto Rocha (PSDB), candidatos que se posicionam no mesmo campo de Braide (terceira via) e com os quais ele possui boa relação.

O resumo é que a eventual desistência da pré-candidatura de Braide não será em prol de uma outra candidatura, mas apenas e tão somente pela não viabilização de alianças para um projeto competitivo na disputa pelo Palácio dos Leões.

É simples assim.