O Jornal Folha de São Paulo trouxe, nesta terça-feira (10), uma reportagem sobre a estratégia equivocada que alguns estados estão tomando para compensar o ICMS do diesel com alta na gasolina.

De acordo com o levantamento feito pela matéria (veja aqui), depois da greve dos caminhoneiros, 15 estados resolveram aumentar o PMPF (Preço Médio Ponderado Final) da gasolina, para compensar a redução do ICMS do diesel, prometido pelo Governo Federal para acabar com a greve. Vale destacar que o ICMS é cobrado sobre o PMPF, que é definido pelas secretarias de Fazendas dos Estados.

Só que entre esses estados que teriam aumentado o preço de referência da gasolina para supostamente compensar a redução do ICMS do diesel, três Estados – Maranhão, Piauí e Pernambuco – apenas aumentaram a gasolina, mas sem reduzir o diesel, mesmo diante do apelo do Governo Federal.

Ou seja, Maranhão, Piauí e Pernambuco nem poder justificar o aumento da gasolina para compensar a perda dos tributos do diesel, pois foram alguns dos poucos que não contribuíram em nada diante do impasse da greve dos caminhoneiros.

Para piorar a vida dos maranhenses, de acordo com a mesma reportagem, foi justamente no Maranhão o maior aumento no preço de referência da gasolina, chegando a 10,75%. Clique aqui para ver o gráfico completo.

Sendo assim, ao blog só resta dizer: que coisa feia, meu caro Flávio Dino…