É tempo de Copa do Mundo, mas também a contagem é regressiva para as eleições do dia 07 de outubro e por conta disso, apesar de não aparentar muito, as articulações na política seguem acontecendo, principalmente para a composição das chapas majoritárias e até as coligações para as eleições proporcionais.

Das quatro pré-candidaturas postas ao Governo do Maranhão, nenhuma confirmou oficialmente a chapa majoritária.

A chapa da pré-candidata do MDB, Roseana Sarney, já definiu os dois nomes para o Senado – Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB) – entretanto ainda está em aberto a vaga para vice-governador. Nos bastidores, a especulação é que a vaga pode ser oferecida ao PT ou outro grande partido.

Na chapa do governador Flávio Dino (PCdoB), a indefinição também ainda existe, apesar do comunista já ter deixado claro os seus nomes preferidos. Por Dino, a composição seria Carlos Brandão (PRB) para vice-governador e os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) para o Senado. Só que partidos como PT, DEM, PP e PR, não engoliram a formação e seguem buscando mudar o cenário. Isso sem falar na dúvida jurídica sobre a situação de Brandão.

Na chapa do pré-candidato do PSDB, Roberto Rocha, a indefinição é total. Rocha assegurou que existem três pré-candidatos ao Senado – Zé Reinaldo, Alexandre Almeida e Waldir Maranhão – e que a definição será através do diálogo. Além disso, o PSDB não confirmou o nome do candidato a vice-governador, a ideia é barganhar novos aliados com a vaga.

Já a chapa da pré-candidata Maura Jorge (PSL) também segue indefinida. Nenhum nome para o Senado e muito menos para vice-governador foi confirmado oficialmente. Lembrando que o prazo final para a oficialização da chapa majoritária será no dia 05 de agosto.

Além disso, ainda existem inúmeras articulações sobre a questão das coligações, mas isso é assunto para outra postagem.

É aguardar e conferir.