O senador e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Roberto Rocha (PSDB), inegavelmente é um dos políticos que conseguem ter uma boa visão do cenário político, não só do hoje, mas do amanhã, algo que poucos conseguem.

Entretanto, Roberto Rocha tem tomado algumas decisões que podem lhe render uma pecha nada agradável, que é de ser, mesmo que sem querer, o “cavalo de troia” para o governador Flávio Dino (PCdoB).

Nunca é demais lembrar que Rocha e Dino se elegeram juntos em 2014, mas depois de empossados, resolveram seguir caminhos distintos, pois ambos teriam o mesmo objetivo para 2018.

Roberto Rocha se movimentou bem no xadrez e conseguiu não só trocar de partido, mas como assumir a presidência do PSDB no Maranhão, uma das maiores legendas no Brasil.

Na disputa pelo Governo do Maranhão, alguns analistas já não entenderam o motivo de Roberto Rocha não abrir mão, temporariamente, do desejo pessoal de disputar o Palácio dos Leões em prol do deputado estadual Eduardo Braide (PMN), mais bem colocado nas pesquisas eleitorais.

Entretanto, apesar de compreender quem pensa assim, o Blog também pondera que por mérito próprio, Roberto Rocha construiu esse cenário e é um direito seu, que precisa ser respeitado, disputar o Governo do Maranhão.

Só que na disputa pelo Senado, Roberto Rocha pode cometer um erro fatal. Se “rifar” o deputado federal e ex-governador Zé Reinaldo, em detrimento da candidatura fracassada do também deputado federal Waldir Maranhão, ambos do PSDB, o senador está praticamente abrindo mão da chance do seu partido de disputar uma vaga para o Senado.

Apostar na candidatura do jovem e promissor deputado estadual Alexandre Almeida para o Senado, é inegavelmente um acerto, mas abdicar da candidatura de Zé Reinaldo, efetivamente o Tucano com maior potencial de se eleger, para confirmar a candidatura de Waldir Maranhão, o mesmo da patacoada do impeachment de Dilma Rousseff (PT), a mando de Flávio Dino, é uma demonstração de burrice.

Sendo assim, se Roberto Rocha não “bancar” a candidatura de Zé Reinaldo, ficará com a pecha de traidor, pois está fazendo isso após o fechamento da Janela Partidária, e, querendo ou não, de Cavalo de Troia de Flávio Dino, tanto na disputa pelo Governo do Maranhão quanto pelo Senado Federal.

A decisão é sua, meu caro Roberto Rocha…