Comemorando este mês um século de fundação, a Liberdade, bairro da capital com fortes tradições culturais e história marcante, foi homenageado pela Prefeitura de São Luís com o desenvolvimento de diversos serviços públicos realizados por meio do programa ‘Todos por São Luís’, neste sábado (26). A edição especial alusiva ao aniversário do bairro aconteceu na Praça Mário Andreazza, palco da culminância do evento, onde foi executada uma diversificada programação de atividades em diversas áreas. O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e do vice-prefeito Júlio Pinheiro, participou da ação, oportunidade na qual destacou a importância do bairro no contexto histórico da capital maranhense.

“Estamos fazendo uma justa homenagem a um dos bairros mais antigos e tradicionais da nossa cidade. E não poderíamos fazer de outra forma que não fosse com trabalho e disponibilizando aos seus moradores serviços públicos importantes. Para nós é uma grande alegria participar dessa festa com a população da Liberdade, homenageando sua história, a sua população e reconhecendo a sua importância na constituição da cidade e do povo ludovicense”, disse o prefeito Edivaldo.

Em comemoração ao centenário da Liberdade, o Todos por São Luís marcou presença no bairro com ações na área da cultura, reforçando os fortes laços culturais que a população tem com a música e as tradições afro, além das atividades que já são ofertadas pelo programa nos setores da saúde, educação, segurança alimentar, assistência social, lazer, artes, entre outras.

A primeira-dama Camila Holanda também ressaltou a importância da realização do Todos Por São Luís na comunidade da Liberdade, como parte das comemorações de seus 100 anos de fundação. “Para nós é motivo de grande alegria e uma honra estar na comunidade da Liberdade ofertando serviços essenciais à população e celebrar com ela essa data festiva. Já estivemos aqui em outro momento com a programação do Todos por São Luís, mas esta é uma data muito especial e que não poderíamos deixar passar em branco”, observou Camila Holanda.

Um dos espaços mais frequentados do evento foi o da oficina de turbantes, uma das novidades ofertadas nesta que é a 63ª edição do programa. Utilizado como elemento de autoidentificação cultural, o turbante tem feito a cabeça da mulherada e conquistado adeptos de todas as origens raciais. Na oficina foram ensinadas as mais diversas técnicas de amarração do turbante e as formas de usá-lo.

Assim como em todas as edições do evento, a busca pelos atendimentos na área da saúde tem grande predominância durante o mutirão. Na culminância do evento, na Liberdade, foram realizadas ainda consultas especializadas com clínico geral, ginecologista, odontologista, pediatra, oftalmologista, ortopedista, dermatologista, nutricionista e fisioterapeuta. Também foram ofertados serviços como aferição de pressão e glicemia, exames preventivos, avaliação antropométrica, entres outros.

A população teve ainda a oportunidade de realizar consultas e vacinação de seus animais, participar de serviços de embelezamento, além de encaminhamentos para consultas especializadas, realização de exames laboratoriais e exame de imagem; serviços da farmácia básica, com distribuição gratuita de medicamentos; e atendimento na área da assistência social com encaminhamentos para programas como o Bolsa Família.

No local, os moradores puderam ainda participar de oficinas de confecção de porta-retrato, porta-treco, porta-calcinha, porta-toalha, imã de geladeira, turbante, descanso de copo, chaveiro e agenda; decoração de tiaras e garrafas; customização de panos de prato; desenho livre para crianças e idosos; e pintura facial nas crianças. As capacitações visam estimular a geração de renda e contribuir com a melhorias das condições de vida da população beneficiada.