Na última segunda-feira (16), a capital maranhense recebeu um dilúvio durante praticamente toda a manhã e isso acabou acarretando em alagamentos em alguns pontos de São Luís e algumas críticas à gestão do prefeito Edivaldo.

Só que, além de seguir cobrando melhorias da Prefeitura de São Luís, a população precisa fazer sua parte e não colaborar para os alagamentos que presenciamos nesta semana.

Apesar da construção de dez Ecopontos – equipamentos públicos nos quais a população pode fazer o descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos domiciliares que podem ser reciclados ou reutilizados – a população da capital maranhense segue jogando lixo em locais inadequados.

A maior prova que o descarte irregular segue acontecendo é que, somente neste ano, a Prefeitura de São Luís já recolheu, inacreditavelmente, mais de 30 mil toneladas de resíduos sólidos das ruas da capital.

O serviço tem sido intensificado durante o período chuvoso – remoção manual e remoção mecanizada, de segunda a sábado, das 7h às 23h – porque o descarte inadequado do lixo é um dos principais fatores para o entupimento de bueiros, o que provoca alagamentos em alguns pontos da cidade.

Ou seja, é preciso seguir o trabalho de conscientização da população e não só fazermos a nossa parte, mas como também ajudar na fiscalização de quem, infelizmente, segue descartando lixo em locais inadequados.