No último fim de semana, o Blog já havia alertado para a imensa crise política e institucional na Câmara de Vereadores de Codó (reveja). Nesta terça-feira (20), tivemos mais um triste episódio dessa situação vergonhosa para a população da cidade.

A briga pela presidência da Câmara de Codó, entre os vereadores Expedito Carneiro e Domingos Reis, foi parar vergonhosamente no Tribunal de Justiça e ninguém sabe ao certo quem é o presidente do parlamento municipal.

A sessão desta terça estava sendo presidida por Domingos Reis, que atualmente tem a maioria dos vereadores ao seu lado, mas o ex-presidente, afastado do caro pelos colegas, apresentou uma nova decisão judicial, de autoria do desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho, lhe autorizando a retornar ao cargo.


 
A confusão foi formada após Expedito Carneiro, que não conseguiu presidir a sessão, ter retirado a fiação do Plenário da Câmara e cortado o som dos microfones. Depois apareceu uma segunda caixa de som, onde os dois “presidentes” falavam simultaneamente.

Foi necessário que a Polícia Militar, que foi chamada para o local no sentido de conter os ânimos, ordenasse o fim da sessão para evitar ainda mais confusão. O Blog teve a confirmação que duas pessoas foram detidas, mas já teriam sido liberadas.

Uma vergonha para a cidade de Codó, uma das maiores e mais importantes do Maranhão e que não consegue, de maneira ordeira e democrática, definir quem comanda a Câmara de Vereadores.