“Estamos muito aliviados, porque ela esperava por essa cirurgia há alguns meses e, agora, conseguiu sair da fila com esse mutirão. Graças a Deus, tudo foi resolvido. A gente vai acompanhar a recuperação e estamos aguardando a ordem de alta para cuidarmos dela em casa”, disse a dona de casa Telma Raimunda de Jesus, 48 anos. Ela acompanhava a irmã Maria Benedita de Jesus, 45 anos, que se submeteu à cirurgia de histerectomia, que é a remoção total ou parcial do útero. Maria Benedita é uma das pacientes que passaram, neste neste final de semana, por procedimentos cirúrgicos que integram as ações do mutirão de cirurgia ginecológicas no Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda. Com a ação o prefeito Edivaldo reforça o atendimento voltado para as mulheres na rede municipal de saúde.

“O mutirão é mais uma ação prioritária da gestão do prefeito Edivaldo, integrando a política pela qualidade de saúde e de vida da mulher”, ressalta o secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho. As cirurgias são realizadas aos sábados e domingos. Iniciado no final de semana do dia 3 de março, o mutirão já alcança o total de 68 procedimentos realizados. Além dos 43 procedimentos já realizados, no sábado (17) foram realizadas 15 cirurgias, e no domingo (18), dez procedimentos. A meta é realizar cerca de 600 cirurgias até junho.

No conjunto de cirurgias realizadas durante o mutirão, estão procedimentos como histerectomia, laqueadura, miomectomia, herniorrafia, colpoperíneoplastia e outros. A equipe é formada por médicos anestesistas, cirurgiões, ginecologistas e equipe de apoio composta por nutricionistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estão atuando em regime de plantão 24 horas.

As contempladas são pacientes que já consultam na unidade e estavam em tratamento. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde segue orientação do prefeito Edivaldo e tem como objetivo reduzir a fila de espera por cirurgias ginecológicas.

A diretora administrativa da unidade, Francisca Duarte, destaca a importância do mutirão para a qualidade de saúde das pacientes e para a redução gradativa da fila de espera. “É um mutirão de cirurgias eletivas e atende pacientes da unidade que estavam à espera por estes procedimentos. Uma fila que vem diminuindo gradativamente, resultado das medidas implantadas com êxito pelo prefeito Edivaldo”, afirma.

A funcionária pública Elizete Correa elogiou o atendimento da unidade a condução dos procedimentos. “O hospital e sua equipe estão de parabéns. A estrutura é muito boa e, desde que chegamos, fomos muito bem atendidas e com agilidade. Precisamos de mais ações deste tipo, pois ameniza bastante a situação das pessoas”, avalia. Ela acompanha a mãe Deolinda Correa, 73 anos, que se submeteu a uma cirurgia de períneo e vê no mutirão uma grande oportunidade para as pacientes. “O mutirão foi uma iniciativa muito bem planejada da Prefeitura”, enfatizou.