O deputado César Pires usou a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar dos órgãos competentes maior fiscalização sobre empresas que distribuem e transportam fertilizantes no acesso à BR-135, entre o Porto do Itaqui e a Vila Maranhão. Ele alertou que vários acidentes já ocorreram em decorrência do derramamento de ureia na pista.

A ureia é um produto perigoso que, quando derramado no asfalto e em contato com a chuva ou sereno da madrugada, deixa o pavimento muito escorregadio, provocando transtornos e até acidentes. “Várias empresas fazem o transporte inadequado desses produtos, há muito tempo. Já foram registrados abalroamentos, atropelamentos e acidentes de menor gravidade, e a ureia danifica os carros. Mas o que eu vejo ali é a inércia, a incapacidade de resolução por parte dos órgãos de fiscalização”, declarou.

César Pires ressaltou que no período das chuvas os veículos trafegam por mais de três quilômetros com dificuldade, e não há naquela área sinalização que oriente os condutores sobre a presença de produtos químicos na pista. Para o parlamentar, os órgãos responsáveis devem atuar para que as empresas façam o transporte correto desse material.

“Os prejuízos, tanto materiais e humanos, estão se avolumando. Faço esse alerta aos órgãos para que depois a gente não venha a reclamar de mais vidas perdidas, em decorrência de acidentes e por incompetência dos órgãos de fiscalização”, finalizou.