Pela primeira vez no Maranhão, uma cirurgia endoscópica de coluna será oferecida na rede pública municipal de saúde. O procedimento, que será realizado na próxima terça-feira (6), no Hospital da Mulher, localizado no Anjo da Guarda, é mais um resultado dos investimentos que a gestão do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, vem realizando para ampliar o alcance de serviços públicos na área da saúde. A oferta do procedimento pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), comprova os avanços do poder público municipal nessa área.

O prefeito Edivaldo destaca que o procedimento faz parte da modernização e universalização da área, oferecendo um serviço de qualidade aos usuários, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). “O fato de o procedimento ser novidade também na rede privada indica a mudança de uma realidade que era predominante na capital, onde os serviços públicos estavam aquém dos que eram oferecidos na rede privada. Hoje, com compromisso e investimento, estamos aprimorando os nossos serviços”, diz o gestor.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica que os reflexos dessas melhorias são perceptíveis no Hospital da Mulher, onde será realizado o procedimento. “A Prefeitura vem trabalhando para oferecer serviços de vanguarda e ampliar cada vez mais a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública municipal. O Hospital da Mulher, por exemplo, já é uma referência em neurocirurgia, com um grande número de procedimentos sendo realizados em condições de excelência”, afirma.

CIRURGIA – A cirurgia endoscópica de coluna é realizada por vídeo, portanto, é uma técnica de mínima invasão. Além de ser um procedimento que leva menos tempo do que a cirurgia tradicional, a cirurgia endoscópica de coluna possui entre as vantagens um tempo menor de recuperação, a necessidade de um corte menor do que na cirurgia convencional e menor dor durante o pós-operatório. Entre outras patologias, o procedimento é indicado para tratamento de hérnia de disco, que pode provocar dor aguda, dormência e demais sintomas.

A diretora administrativa do Hospital da Mulher, Francisca Duarte, destaca que o procedimento inédito acompanha os avanços que estão sendo implementados na unidade de saúde. “A cirurgia vai beneficiar muitos os pacientes e atender as demandas que forem surgindo. Além dessa, são muitas as melhorias que estamos contabilizando aqui no Hospital da Mulher desde o início da gestão do prefeito Edivaldo”, diz a gestora da unidade.

No primeiro ano da gestão do prefeito Edivaldo, o Hospital da Mulher foi completamente reformado e reativado. Desde então, a unidade tornou-se referência em saúde da mulher no estado. Entre as melhorias implementadas pela gestão municipal estão a ampliação do número de leitos de internação e a implantação de 10 leitos de UTI. Também passaram a ser ofertados serviços de diagnóstico por imagem, como tomografia computadorizada, raio X e ultrassom, além de procedimentos como eletroneuromiografia, biópsias, punção de mama e de tireoide e retirada de nódulos benignos.

No ano passado, o Hospital da Mulher, pela promoção do acesso e qualificação dos serviços de saúde, foi reconhecido pela Câmara Federal como Hospital Amigo da Mulher. Além disso, desde 2016 a unidade é considerada pelo Ministério da Saúde (MS) como referência de assistência em alta complexidade na especialidade médica de neurocirurgia. Com a habilitação, o MS confirma e reconhece que os investimentos que a atual gestão tem realizado têm proporcionando aos maranhenses uma rede de saúde pública de qualidade.