Nesta semana, os juízes federais decidiram que vão realizar no dia 15 de março uma paralisação para protestar contra o eventual fim do auxílio-moradia e o que consideram “perseguição” que vem sofrendo em razão do ataque à remuneração da classe.

A confirmação veio através de Nota da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), que sustentou que a forma encontrada para punir a Justiça Federal, que teve atuação em casos de corrupção, notadamente a operação Lava Jato, é atacar a remuneração dos seus juízes.

A AJUFE entende que “A operação Lava Jato vem mudando a cultura brasileira em relação à corrupção, combatendo-a, sem limites, o que está comprovado pela condenação de diversas autoridades nacionais que ocuparam cargos expressivos, fato inédito, até então, na história da República. É bom lembrar que várias pessoas poderosas estão atrás das grades” e também afirmou que “Assim, a forma encontrada para punir a Justiça Federal foi atacar a remuneração dos seus juízes”, disse em trecho da Nota.

O curioso é que essa decisão dos juízes federais foi exatamente na mesma semana em que a Assembleia Legislativa do Maranhão, de maneira espontânea e por unanimidade, resolveu acabar com o fim do auxílio-moradia aos deputados estaduais.

“Este Decreto Legislativo é fruto do entendimento de todos os parlamentares desta Casa. Cabe frisar que este projeto foi concebido em face do momento de dificuldades financeiras que o nosso país está atravessando. Agora, com a extinção deste benefício, a Assembleia fica liberada para aplicar estes recursos em áreas prioritárias”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto.

Duas maneiras bem distintas de enxergar o auxílio-moradia.