A municipalização do trânsito no interior do Maranhão foi o tema central do seminário realizado pelo Ministério Público estadual quinta-feira passada, em Imperatriz. O deputado César Pires participou do evento como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida no Trânsito, e elogiou o engajamento de todos os membros do MP na Região Tocantina no processo que objetiva reduzir a violência no trânsito maranhense.

Realizado no auditório da sede das promotorias de Justiça em Imperatriz, o seminário reuniu promotores de Justiça, prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores de toda a Região Tocantina. O principal objetivo é traçar estratégias para integrar as cidades maranhenses ao Sistema Nacional de Trânsito. No Maranhão, apenas 58 dos 217 municípios estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, ou seja, 26, 7% do total.

“Estamos todos comprometidos com essa causa, que é de toda a sociedade. É preciso criar as condições para que o tráfego de veículos e pedestres ocorra de forma harmoniosa, visando reduzir o número de acidentes para preservar a vida. E é com grande satisfação que vemos aqui o engajamento de todos os membros do Ministério Público na Região Tocantina”, ressaltou César Pires.

O Ministério Público tem coordenado diversas ações por meio do Comitê Interinstitucional em Defesa da Vida no Trânsito, integrado também pelo Poder Judiciário, Detran, Governo do Maranhão, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Famem, SOS Vida, Observatório do Trânsito, Conselho Estadual de Trânsito e Frente Parlamentar pela Defesa da Vida no Trânsito.