Durante várias gestões as filas quilométricas para marcação de consultas e exames foi um problema que parecia sem solução em São Luís. O cenário agora está mudando após adoção de várias medidas por parte da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). As melhorias na Central de Marcação de Consultas e Exames (CEMARC) foram retratadas em reportagem da TV Mirante, que foi ao local nesta semana.

Nas imagens veiculadas no Bom Dia Mirante é mostrada a ausência de filas e organização local, com painéis explicativos fixados na entrada, funcionários orientando quem chega e detalhamento dos dias de atendimento de todas as especialidades.

A melhoria nítida no ambiente é acompanhada pela descentralização da marcação de consultas, que agora tem mais pontos espalhados pela capital. Outro ganho é o combate aos vendedores de senhas – pessoas que vendiam vaga de atendimento e atrapalhavam o fluxo diariamente.

Com planejamento, a Saúde tem dado passos largos para a melhoria do cenário. As gigantescas filas que antes eram tema de reportagens nos meios de comunicação e provocavam reclamações da própria população, estão acabando e fazendo com que os pacientes que precisam de atendimento da rede municipal não sofram mais com as longas esperas.

Educação – O prefeito Edivaldo entregou, nesta quarta-feira (28), duas Unidades de Educação Básica do Núcleo Rural. Tratam-se das escolas Zuleide Andrade, de Ensino Fundamental, e Joaquim Pinto, de Educação Infantil. Completamente reformadas e climatizadas, as unidades também contam com total acessibilidade, garantindo a inclusão dos estudantes com deficiência. As obras de intervenção realizadas nas duas unidades compreendem a parte elétrica e hidráulica, toda a cobertura (com troca de telhas e retelhamento, e troca do madeiramento e do forro), pisos, revestimento da cozinha e banheiros, troca de portas, janelas e grades e pintura externa e interna.

“São mais duas unidades totalmente requalificadas e com salas de aula com ar-condicionado que estamos entregando, garantindo, assim às nossas crianças e jovens ambientes mais adequados ao estudo. Gradativamente, estamos reformando todas as escolas municipais, o que demonstra o compromisso desta gestão com um ensino mais qualificado, na garantia de melhores condições de trabalho aos professores e um futuro mais promissor aos jovens estudantes”, destacou o prefeito Edivaldo.