Em respeito aos condutores de São Luís, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, por determinação do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, anunciou o cancelamento de todas as autuações emitidas em duplicidade e as autuações geradas em um trecho da faixa da Avenida Colares Moreira, nas imediações da saída da Lagoa da Jansen, no Renascença. A empresa responsável por prestar o serviço foi notificada e terá de prestar esclarecimentos.

Logo que identificou o problema em um dos lotes emitidos pelo Consórcio VL, responsável pela fiscalização eletrônica em São Luís, a SMTT prontamente tomou as medidas necessárias para que os condutores não fossem prejudicados. Quem recebeu a cobrança indevida não deverá se preocupar, pois o cancelamento nesses casos está sendo feito automaticamente.

Mesmo a fiscalização eletrônica sendo uma medida necessária para garantir mais segurança ao trânsito, alguns insistem em criticar a sua funcionalidade. Esse discurso, porém, é de quem comete infrações ou de quem não consegue enxergar que a medida é necessária para estimular o motorista a ser mais prudente.

Antes, quando a cidade passou por período com ausência da fiscalização, a imprensa local e a população pediam pelo monitoramento para evitar acidentes e até mortes. Incoerentemente, agora que o sistema está em funcionamento, ainda existe quem reclame, mesmo essa sendo uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para quem insiste em criticar, é bom lembrar quem não cometer infrações no trânsito, não sofrerá com penalidades. É claro que as falhas precisam ser solucionadas, como estão sendo, mas é fundamental levar em consideração que um trânsito organizado e com as leis sendo cumpridas é um trânsito bom e que favorece a todos os cidadãos.