Parece mesmo que o que era para ser só folia para a população, veio este ano se tornar um grandioso e tedioso espetáculo, em que inúmeros políticos aproveitaram a folia de Momo, para escancaradamente fazerem campanha eleitoral antecipada em alguns municípios do Estado.

Mesmo antes do período carnavalesco chegar, seis deputados estaduais governistas demonstraram publicamente a insatisfação com alguns dos secretários da gestão Flavio Dino (PCdoB), que são pré-candidatos na eleição deste ano, e estariam usando a estrutura dos cargos para angariar o apoio de prefeitos e lideranças pelo interior do Maranhão.

Em um dos seus discursos na Assembleia Legislativa, Josimar de Maranhãozinho (PR), que aderiu recentemente ao governo, não apenas endossou o relato de Raimundo Cutrim (PCdoB), o primeiro a ter coragem de se posicionar, como revelou o nome de um dos secretários que, segundo ele, “usa claramente a secretaria para promover sua própria campanha”: Márcio Honaiser, atual titular da Secretaria de Estado da Agricultura e pré-candidato a deputado estadual pelo PDT.

Assim como Honaiser, outros secretários da base governista também estão chamando atenção pela prática nada correta, como Adelmo Soares (Agricultura Familiar), Márcio Jerry (Assuntos Políticos e de Comunicação), Marcelo Tavares (Casa Civil), Duarte Jr. (Presidente do Procon e Viva) e Simplício Araújo (Indústria e Comércio), esses são alguns dos secretários que tem sido alvo das reclamações dos governistas.

Como também já se teve conhecimento, as noites carnavalescas no sul do Maranhão, mais precisamente em Balsas, foram regadas a discursos, agradecimentos e promessas? Desde o sábado gordo de carnaval (10), quando teve início o evento na cidade, o nome do secretário de Agricultura Márcio Honaiser (PDT), pré-candidato a deputado estadual, foi citado várias vezes pelos cantores e por membros da Secretária de Cultura, como representante do Governo do Estado no município, dando a entender que o mesmo estaria patrocinando o evento.

Em seguida, na noite da segunda-feira (12), Márcio Honaiser, discursou para a multidão – que queria apenas se divertir e não escutar qualquer assunto sobre política – em tom de campanha eleitoral. Presentes no “palanque carnavalesco”, junto com Márcio Honaiser, estavam o Prefeito Erik (PDT), o vice Celso Henrique (PT), alguns vereadores e auxiliares do poder executivo municipal.

De acordo com uma matéria publicada no último dia 10 de fevereiro, pelo jornal “O Estado do Maranhão”, o presidente do Partido Republicano Progressista (PRP), ex-vereador Severino Sales, protocolou na Procuradoria Regional Eleitoral, noticia de fato solicitando providências acerca das denúncias relatadas pelos deputados estaduais, que inclusive, ameaçam deixar a base do atual governo, caso esse tipo de prática persista, pois não se trata só de falta de bom senso, e sim de um jogo baixo e sujo em que se faz uso indevido do poder para direcionar obras estaduais apenas para prefeitos e lideranças que lhe garantem apoio político nas eleições deste ano.

É aguardar e conferir, já que tudo isso tem acontecido diante de uma postura omissa e oportunista do governador e líder do grupo político, Flávio Dino.