É inegável que o principal questionamento que se faz com relação as eleições majoritárias de 2018 no Maranhão, é se o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) irá mesmo ser candidato ao Governo do Estado.

Braide foi a grande surpresa e sensação das eleições de 2016, quando perdeu, em 2º Turno, para o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) a disputa. Só que apesar da derrota, Eduardo Braide saiu infinitamente maior do que entrou, e com o seu posicionamento de destaque na Assembleia Legislativa, sendo oposição ao Governo Flávio Dino, teve seu nome imediatamente lembrando para o Palácio dos Leões.

Até o momento, Eduardo Braide não confirmou se será ou não candidato ao Governo do Maranhão, tem apenas dito que “essa será uma decisão do povo maranhense”.

Entretanto na política, quando se quer descobrir e/ou antecipar algo, procura-se observar alguns sinais, gestos e movimentações.

E, pelo menos até agora, todos os sinais indicam que Braide está mesmo disposto a encarar um embate eleitoral pelo Governo do Maranhão.

Braide tem travado diálogos com lideranças importantes em todo o Estado, tem se aproximado bastante e conversado, inclusive quase que diariamente, com políticos que pretendem disputar as eleições majoritárias para o Senado, como: o deputado estadual Alexandre Almeida (PSD), o deputado federal José Reinaldo e o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo.

Na Sessão Ordinária polêmica da quarta-feira (07), durante o discurso bombástico do deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB), onde o parlamentar acusou secretários do Governo Flávio Dino, que são candidatos, de estarem cometendo crimes eleitorais, Eduardo Braide deu mais um sinal que efetivamente quer se constituir na terceira e verdadeira via para as eleições do Maranhão.

“Na minha opinião enquanto parlamentar e colega seu aqui, o atual Governo não tenha dado a importância a sua experiência e a seu trabalho prestado no Maranhão. Vejo matérias importantes que tratam da Segurança Pública e que vossa excelência não tenha sido sequer consultada, nem antes de chegar, nem após chegar aqui. E por conta disso, deputado Cutrim, eu tenho certeza que o amigo será muito bem-vindo ao novo projeto Pensando o Maranhão. E fica o convite aqui para que vossa excelência possa fazer a reflexão, até porque é um deputado de sorte, já demonstrou isso. Para o lado que vossa excelência esteve acabou chegando vitorioso. Portanto fica o convite para pensar em um novo rumo para o nosso Estado do Maranhão”, disse Eduardo Braide, durante o desabafo e as graves acusações de Raimundo Cutrim.

É claro que, até agora, tudo são apenas alguns sinais, mas que podem significar muita coisa, afinal, como já dizia o meu finado avô: “para bom entendedor, meia palavra basta”.