A Prefeitura de São Luís avança com as obras de construção do Ecoponto Anil, o décimo a ser entregue à população pelo prefeito Edivaldo e o segundo apenas nos primeiros meses de 2018. Com o novo Ecoponto, a Prefeitura segue atendendo o disposto na Política Nacional de Resíduos garantindo à população um espaço para a coleta seletiva e destinação adequada de materiais recicláveis ou em condições de reuso.

Os Ecopontos são equipamentos da Prefeitura de São Luís que fortalecem a política de gestão da limpeza urbana. Eles contribuem para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais, recuperando o meio ambiente, a paisagem urbana, evitando danos à saúde pública e ainda gerando emprego e renda por meio da inclusão social das cooperativas de catadores.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Carolina Moraes Estrela, destaca que está prevista a construção de 20 Ecopontos a serem distribuídos estrategicamente pela cidade com o objetivo principal de acabar com pontos de descarte irregular de resíduos sólidos, os populares lixões. “O Ecoponto Anil será o décimo a ser entregue e com ele nós chegamos à metade da meta estabelecida pelo prefeito Edivaldo, que são 20 Ecopontos e vamos seguir avançando com essa importante política de limpeza urbana”, afirma Carolina Estrela.

Localizado na Rua 2, o Ecoponto Anil vai atender à demanda de descarte irregular do seu entorno e vai aumentar o número de moradores beneficiados com a implantação destes equipamentos. Atualmente, a Prefeitura tem nove Ecopontos em pleno funcionamento e 300 mil moradores beneficiados diretamente, pois além da área em que está localizado, cada Ecoponto atende também aos bairros em um raio de dois quilômetros do seu entorno. Com nove Ecopontos em funcionamento, a Prefeitura de São Luís já conseguiu abranger 78 bairros e quase 30% da população da capital.

Os Ecopontos são implantados em pontos de descarte irregular de resíduos. Os locais escolhidos têm localização estratégica, uma vez que ficam próximos de outros pontos de descarte, atendendo, assim, toda a região do seu entorno. Os locais são planejados de forma a oferecer à população um espaço de limpeza e descarte adequado desses resíduos, sem poluir, sendo adequados para o descarte de materiais inservíveis e recicláveis.

Em São Luís, em pouco mais de um ano, mais de 10 mil toneladas de resíduos recicláveis ou passíveis de reutilização foram recebidas nos Ecopontos, retornando à cadeia produtiva e diminuindo a demanda por matéria-prima.