Mais um absurdo na área de Saúde foi registrado na cidade de Pinheiro. Um médico foi preso na madrugada desta quinta-feira (01), no Hospital Materno Infantil de Pinheiro, por omissão de socorro a uma criança, que posteriormente veio a óbito.

O médico preso por omissão de socorro é Paulo Roberto Penha Costa, que ainda reagiu a prisão e precisou ser imobilizado antes de ser preso e encaminhado para a Delegacia de Pinheiro.

De acordo com as informações do 10º BPM de Pinheiro, o ocorrido foi por volta das 3h, horário em que a guarnição foi acionada. No Hospital Materno Infantil, os policiais confirmaram a veracidade dos fatos.

“No hospital constatamos a veracidade dos fatos, pois solicitamos a presença do médico plantonista e fomos informados através da enfermeira que o mesmo não poderia receber a criança pois a mesma era de São Bento e o Materno não recebe pacientes desse município, cabe ressaltar que o médico não saiu do seu quarto nem para atender a criança é muito menos para falar com a guarnição que solicitou a sua presença”, destacou a guarnição no Boletim de Ocorrência.

Os policiais ainda relataram que o médico se recusou a acompanhar a guarnição. “Diante dos fatos nos deslocamos até o quarto do médico para explicar a gravidade dos fatos e mesmo assim ele continuou dizendo que não atenderia, portanto foi observado que o mesmo negou a atender a criança e que se tratava de uma omissão de socorro e por se tratar de um crime solicitamos que o mesmo nos acompanhasse para prestar esclarecimentos na DP, de imediato nos respondeu que não iria a lugar algum, reagindo com agressividade e arrogância, tivemos que imobiliza-lo é só assim conduzimos o mesmo. Minutos depois a criança veio a óbito dentro da ambulância”.

Resta saber se essa decisão, de não atender pacientes em ambulâncias de outros municípios, partiu da Direção do Hospital Materno Infantil, da Prefeitura de Pinheiro, e/ou do próprio médico.

Em tempo: o delegado regional de Pinheiro, Carlos Renato, em entrevista a Rádio Mirante AM, ao titular do Blog do Jorge Aragão, confirmou que o médico Paulo Roberto Penha Costa foi autuado por homicídio culposo. Também foi estipulado a fiança de 50 salários mínimos, mas caso não seja pago nesta quinta-feira, o médico será conduzido para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Em depoimento, o médico Paulo Roberto afirmou que cumpriu uma determinação da Direção do Hospital Materno Infantil. A Polícia Civil irá investigar o caso.