Uma triste realidade que assombra as delegacias foi denunciada pelo SINPOL-MA. A denúncia é que Pessoas estranhas aos quadros da Polícia Civil estão exercendo atividades fins, agindo como se fossem policiais.

Para apurar o suposto exercício irregular praticado por essas pessoas, o Sindicato protocolou, na quinta-feira (25), denúncias junto à Promotoria de Justiça e Coordenadoria do Caop-Crim, à Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública e à Delegacia Geral, relatando a utilização indiscriminada de pessoas, até mesmo sem qualquer vínculo jurídico com a Administração Pública, atuando em delegacias no interior do estado. A diretoria do Sinpol-MA solicita dos órgãos imediatas providências.

Ainda na representação (clique na figura para ampliar), o Sindicato revela que funcionários administrativos e estagiários estariam, além de desempenhar funções de Investigador de Polícia, Escrivão e até mesmo de Delegado de Polícia, utilizando as viaturas policiais caracterizadas para exercer procedimentos típicos da Polícia Judiciária. Fatos que chegam ao conhecimento da diretoria sindical denunciam também que audiências estão sendo realizadas dentro de gabinetes por quem não é policial civil.

No documento, o texto enfatiza a necessidade de coibir tal prática ilegal, cada vez mais rotineira nas delegacias do Maranhão.

Segundo o presidente do Sinpol-MA, Elton Neves, o objetivo da ação é averiguar qualquer conduta que caraterize o crime de usurpação de função pública. “Já nos deparamos com agente de limpeza fazendo trabalho de escrivão. No interior, é mais comum servidores cedidos por outros órgãos conduzirem viaturas padronizadas, portarem armas ou algemas, utilizarem vestes ou acessórios. A primeira vista, a impressão que dá é que se trata de um policial civil. É mais um tipo de improviso na Polícia Civil que estamos lutando para dar um basta”, declarou.