Está cada vez mais clara a estratégia do governador Flávio Dino (PCdoB) para as eleições de 2018, conforme o Blog demonstrou recentemente (reveja). E nessa estratégia comunista, definitivamente parece não ter espaço para o ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares, que é pré-candidato ao Senado.

Flávio Dino não quer ter Zé Reinaldo em sua chapa, e para isso já confirmou a filiação do secretário de Educação, Felipe Camarão, no DEM, que seria o futuro partido do pré-candidato ao Senado. Camarão é um dos nomes cotados a candidato a vice-governador na chapa comunista, o que poderia contemplar o partido na chapa majoritária. Além disso, o plano B seria dar a vaga de vice na chapa comunista para o atual secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB), que é sobrinho de Zé Reinaldo. A estratégia seria contemplar, mesmo que indiretamente, o ex-governador.

Entretanto, Zé Reinaldo segue irredutível e afirmando, em alto e bom tom, para quem quiser ouvir que sua pré-candidatura ao Senado é definitiva e que, ao contrário de outras vezes, não abrirá mão da disputa.

Só que já ressabiado por conta das últimas movimentações de Flávio Dino, Zé Reinaldo não perdeu tempo e já começa a também traçar o seu plano B e ele estaria ligado ao “novo” nas eleições de 2018.

Zé Reinaldo tem conversado bastante com o deputado estadual e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Eduardo Braide (PMN). Os dois políticos já começaram uma aproximação que poderá terminar em “casamento”, ou seja, uma composição para um chapa majoritária.

A princípio, a chapa do “novo” poderia ter Eduardo Braide candidato ao Governo do Maranhão, Zé Reinaldo e o deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) candidatos ao Senado, com a ideia de buscar um nome novo e forte na Região Tocantina, para ser o candidato a vice-governador.

É claro que as conversas ainda estão iniciando, mas inegavelmente, em viabilizando alguns partidos fortes para o tempo do horário eleitoral, seria uma chapa interessante, forte e com o atrativo efetivamente do “novo”, se constituindo em uma terceira via de verdade e perfeitamente capaz de surpreender nas eleições de 2018.

É aguardar e conferir.