Estão cada vez mais claras as intenções do governador Flávio Dino para as eleições de 2018. O comunista vai querer um candidato a vice-governador de sua estreita confiança e não quer Zé Reinaldo na sua chapa como candidato ao Senado.

Para cumprir esse seu objetivo, Flávio Dino já tem sua estratégia traçada. Para contemplar o DEM, possível partido de Zé Reinaldo. O comunista trabalha pela filiação do secretário de Educação, Felipe Camarão, no partido e terá o discurso que o partido possui simplesmente a maior pasta da sua gestão.

Só que para complementar sua estratégia, Flávio Dino vai “se livrar” de mais um aliado, o atual vice-governador, Carlos Brandão (PRB). O comunista sabe que se for reeleito, precisará de um vice mais próximo e de maior confiança, pois deixará o cargo antes do tempo para uma nova disputa eleitoral, muito provavelmente para o Senado e quer deixar alguém de extrema confiança.

A ideia de Flávio Dino é empurrar Brandão para uma disputa na Câmara Federal e ficar com o cargo de vice para barganhar e utilizar como “moeda de troca” com o DEM e o ex-governador Zé Reinaldo.

Caso o DEM não se ache totalmente contemplado com a Secretaria de Educação, o comunista não descarta levar Felipe Camarão para a sua chapa como candidato a vice-governador. Entretanto, se o DEM não colocar muito obstáculo, Flávio Dino terá que resolver o “imbróglio” Zé Reinaldo, que insiste em disputar o Senado.

O trunfo seria, para tentar contemplar Zé Reinaldo, oferecer a vaga de vice na sua chapa para Marcelo Tavares, que é sobrinho de Zé Reinaldo, é de extrema confiança e atual secretário da Casa Civil.

Com isso, Flávio Dino ficaria livre para oferecer a segunda vaga do Senado em sua chapa para a deputada federal Eliziane Gama (PPS), que ao lado do deputado federal Weverton Rocha (PDT), seriam os dois candidatos do comunista.

O problema é saber como se posicionará o PRB do deputado federal Cléber Verde??? Será que Verde aceitará a chegada de Brandão para disputar com ele a Câmara Federal e correr o risco de não se reeleger???

Será que Zé Reinaldo se sentirá contemplado com a ida do sobrinho para a chapa como vice-governador e abrirá mão, mais uma vez, do sonho de disputar o Senado???

E isso que não falamos do deputado federal Waldir Maranhão (Avante) e do PT, sempre desdenhado por Flávio Dino, ambos querem espaço na chapa para o Senado.

Essa é a estratégia do comunista, se vai dar certo ou não, apenas o tempo irá dizer. Sendo assim, é aguardar e conferir.