É bem verdade que a definição pela vaga em aberto na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa só acontecerá em fevereiro, após a reabertura dos trabalhos, mas pelo menos três parlamentares têm se movimentado em torno do cargo.

A vaga de 4º vice-presidente, pela equiparação feita pelos deputados para a Mesa Diretora, teoricamente pertence a um parlamentar da base governista e por conta disso, os governistas Cabo Campos (DEM), Paulo Neto (PSDC) e Levi Pontes (PCdoB) estariam na disputa.

A vacância do cargo ocorreu após o falecimento do presidente da Casa, Humberto Coutinho (PDT). Como, pela modificação feita no Regimento Interno, os parlamentares que estavam abaixo foram subindo para o cargo acima, com isso, Othelino Neto que era 1º vice-presidente assumiu o comando da Assembleia, efetivando Fábio Macedo no cargo de 1º vice-presidente; Josimar de Maranhãozinho (PP) na 2ª vice e Adriano Sarney (PV) na 3ª vice, por ordem de sucessão natural, deixando em aberta a 4ª vice-presidência.

De acordo com informações colhidas pelo Blog, o favorito na disputa, tendo inclusive o aval do Palácio dos Leões, é o deputado Levi Pontes. Já Paulo Neto seria o nome de preferência da maioria dos deputados.

A ideia, até pelo tempo que resta, é trabalhar um consenso para a votação, que acontecerá na primeira quinzena de fevereiro, antes do Carnaval.

Mudanças – Falando em Assembleia Legislativa, o novo presidente do Legislativo do Maranhão já começou a fazer algumas mudanças em cargos estratégicos. Depois de trocar a Diretoria-Geral – para onde nomeou Valney Pereira -, ele promoveu, agora, mudança na Comunicação: sai Carlos Alberto Ferreira, que havia chegado junto com Humberto Coutinho, e entra Edowin Jinkings, jornalista que acompanha Othelino Neto desde os tempos de Secretaria de Meio Ambiente.

Algumas outras mudanças pontuais devem acontecer. É aguardar e conferir.