Além da classe política, que em peso tem prestado homenagens a Humberto Coutinho, a população de Caxias também tem, debaixo de muita comoção e tristeza, prestigiado o velório para dar o último adeus ao líder político.

Inicialmente boa parte da população foi para a porta da residência de Humberto Coutinho, onde ele faleceu na noite de segunda-feira (01). Já nesta terça-feira (02), a população tem lotado o Ginásio da Facema, localizado ao lado do conjunto habitacional Eugênio Coutinho, para se despedir.

Antes do sepultamento, que será na capela da família na tarde de hoje, o corpo de Humberto Coutinho ainda será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade. Por determinação do governador Flavio Dino, o deputado Humberto Coutinho está sendo velado e será sepultado com honras de chefe de Estado, por ter exercido interinamente o cargo de governador do Maranhão (2016) e ter falecido durante o exercício da Presidência do Poder Legislativo Estadual.

História – Humberto Ivar Araújo Coutinho nasceu em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões, Maranhão. Se formou em Medicina, em 1970, pela Universidade Federal da Bahia, mas decidiu ingressar na política partidária em 1988, quando se elegeu vereador de Caxias.

Depois de ser o vereador mais votado em Caxias, Humberto Coutinho se transformou em deputado estadual em 1990, com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002. Já em 2004, foi eleito prefeito de Caxias, sendo reeleito em 2008.

Em 2014, Humberto Coutinho voltou a Assembleia Legislativa e foi eleito em 2015, presidente da Casa. Foi reeleito em 2016 para o biênio 207/2018, presidente do parlamento estadual do Maranhão.