Causou alvoroço na política do Maranhão o nome de mais um maranhense para comandar um ministério na equipe do Governo Michel Temer (PMDB). O deputado federal Pedro Fernandes (PTB) será o novo ministro do Trabalho, e ao lado de Sarney Filho (PV), no ministério do Meio Ambiente, serão os dois maranhenses na equipe do peemedebista.

Acontece que para muitos, tudo pode não ter passado de uma grande jogada de mestre do ex-presidente da República, José Sarney (PMDB), para trazer de volta Pedro Fernandes e o PTB para o seu grupo político.

Pedro Fernandes e Manoel Ribeiro, “eternos” comandantes do PTB no Maranhão, sempre estiveram ao lado de José Sarney e consequentemente de Roseana Sarney. Entretanto, recentemente Pedro Fernandes optou por apoiar e integrar o Governo Flávio Dino, enquanto Manoel Ribeiro deixou a legenda.

A ida de Pedro Fernandes para o ministério do Trabalho pode até não mudar em nada o panorama político do PTB no Maranhão, mas é muito difícil que essa articulação no governo peemedebista de Temer, indicar mais um maranhense como ministro, não tenha passado pelo crivo de José Sarney.

O raciocínio parece ser lógico. Será que Temer colocaria um maranhense num ministério, principalmente em um tão importante quanto o do Trabalho, que não apoiasse a candidatura de Roseana Sarney, também do PMDB??? Alguém do Maranhão que não fosse aliado de Sarney???

É aguardar e conferir, pois ao que tudo indica, deveremos ter desdobramentos dessa ida de Pedro Fernandes para o Ministério do Trabalho. Ou seja, tudo pode mudar, inclusive nada.