É impressionante como o DNIT no Maranhão parece ser a incompetência em pessoa. O órgão federal é um dos mais criticados e novamente, por pura falta de habilidade, será alvo de inúmeras críticas.

O DNIT anunciou no mês passado a interdição da Ponte Marcelino Machado, única entrada de São Luís por via terrestre, no sentido chegando a capital maranhense. A interdição compreenderia o período de 27 de novembro a 22 de novembro.

Inicialmente, muita gente não entendeu a escolha do período para a realização do serviço, uma vez que coincidiria com as férias escolares, ou seja, de maior fluxo nas estradas. Principalmente pelo fato da denúncia de rachaduras, feita pelo jornal O Estado, ter sido feita em outubro de 2016. Entretanto, pelo que afirmou o DNIT não alcançaria os dois últimos fins de semana do ano, que teremos as festas do Natal e o Ano Novo, onde obviamente o fluxo aumentará significativamente.

Só que novamente a incapacidade do DNIT de cumprir prazos prevaleceu e o tal reparo que seria concluído no dia 22 de dezembro, foi prorrogado até o dia 08 de janeiro. Ou seja, os motoristas que vão chegar e sair de São Luís nos fins de semana de Natal e Ano Novo precisam se preparar para a lentidão na Ponte Marcelino Machado, uma vez que só tem uma única via para entrar e outra para sair.

O curioso é que o DNIT resolveu liberar os trechos já duplicados na BR-135 no Campo de Perizes, durante esta semana, justamente para evitar o congestionamento nos dois próximos fins de semana.

Só que foi como “descobrir um santo, para cobrir outro”, afinal não adiantou liberar os trechos duplicados do Campo de Periz se para se chegar e sair de São Luís, os motoristas terão apenas uma única via.

E tudo isso por total incompetência do DNIT do Maranhão.