Um dos principais problemas do Maranhão e do Brasil ainda é o déficit habitacional, porém em Santa Rita essa realidade vem sendo modificada pela Prefeitura. Através do programa “Nossa Casa”, retomado no início desse ano, o prefeito Hilton Gonçalo promoveu a entrega de mais de 75 moradias populares nas últimas semanas.

De acordo com informações fornecidas pelo prefeito Hilton Gonçalo no total já foram 273 casas entregues a população, o que vem ajudando a reduzir drasticamente o déficit habitacional em Santa Rita.

“O programa ‘Nossa Casa’ foi idealizado por causa da necessidade de habitações tanto na sede quanto em comunidades rurais, ainda existem muitas famílias vivendo em casas de taipa”, declarou Hilton Gonçalo.

O desenvolvimento do programa “Nossa Casa” visa beneficiar principalmente a população dos povoados mais distantes da sede do município, aquelas que se encontram na região dos campos. No total dessa nova fase do programa, 17 povoados foram beneficiados.

“Eu vivi boa parte da minha infância em uma casa de taipa, por isso, conheço de perto as dificuldades e a angústia das famílias que ainda não dispõe de moradia digna. O programa de habitação “Nossa Casa” foi a proposta de governo número 2 e agora nesse novo mandato já começo a cumprir. Na minha primeira passagem pela Prefeitura de Santa Rita consegui reduzir o déficit habitacional em Santa Rita, vejo que esse déficit aumentou por conta da paralisação do programa nos últimos quatro anos, por isso, a meta agora é deixar próximo de zero o número de casas de taipa”, finalizou.

O programa “Nossa Casa” – O programa Nossa Casa é um projeto que visa contemplar famílias de baixa renda que ainda não dispõe de moradia digna, por esta razão, prevê a troca de casas de taipa por casas de alvenaria e a construção para quem dispõe apenas do terreno, e tudo feito com recursos próprios. A mão-de-obra empregada é toda de Santa Rita, gerando emprego e renda para a população.

O programa já funcionou nas duas últimas gestões de Hilton Gonçalo e em 2012 reduziu o déficit habitacional em 80% construindo cerca de 3 mil habitações em todos os povoados e sede do município. Hilton Gonçalo também agregou ao programa “Nossa Casa” o programa de distribuição de terras, e em 2012 distribuiu centenas de títulos de terra com a criação de dois novos bairros na sede do município.

Moradias populares entregues: 5 casas no povoado Rancho Papouco; 5 casas no povoado Areias; 3 casas no povoado Cai Coco; 4 casas no povoado Cariongo; 4 casas no povoado Conduru; 6 casas no povoado Enfezados; 8 casas no povoado Juçara; 1 casa no povoado Marengo; 4 casas no povoado Santiago; 4 casas no povoado Veneza; 6 casas no povoado Porto Alegre; 2 casas no povoado Placa de Recurso; 4 casas no povoado Palmeiras; 3 casas no povoado Pedreiras; 5 casas no povoado Olho D´agua; 3 casas no povoado Nova Vida e 8 casas no povoado Sítio do Meio.