Dessa vez a Assembleia Legislativa, leia-se os parlamentares da base do governo, parece ter se superado no quesito subserviência ao Governo Flávio Dino. O parlamento estadual simplesmente conseguiu rejeitar uma simples Moção de Aplausos a Polícia Federal.

Nesta quinta-feira (30), os parlamentares, quase todos os governistas, rejeitaram uma homenagem solicitada pelo deputado estadual Wellington do Curso (PP), que pediu uma Moção de Aplausos a Polícia Federal pela Operação Sermão aos Peixes.

Os deputados Rogério Cafeteira (PSB) e Rafael Leitoa (PDT), encaminharam votos contrários a homenagem. Cafeteira, Líder do Governo, justificou que votaria contra pelo fato de ter entendido ser uma homenagem seletiva. O autor da proposta ainda pediu votação nominal, mas não obteve êxito e os governistas negaram a homenagem a Polícia Federal.

E olha que recentemente a Polícia Federal foi considerada, em pesquisa nacionalmente, o órgão de maior credibilidade junto a população brasileira, mas isso pareceu pouco importar para a Assembleia Legislativa.

Absurdo – O segundo absurdo do dia, na Sessão Ordinária desta quinta-feira, foi a votação de um título de cidadão maranhense para o presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi.

O Regimento Interno da Assembleia Legislativa determina que os homenageados com o título de cidadão maranhense comprovem que já residem no Maranhão por pelo menos três ou cinco anos, o que convenhamos não é o caso do Carlos Lupi.

Pior é que ficou claro, mais uma vez, o desconhecimento da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, que emitiu parecer favorável ao título de cidadão, que poderá ser facilmente contestado.

Volta – Outra situação que chamou atenção no parlamento, nesta última sessão de novembro, foi uma resposta bem dada pelo deputado Eduardo Braide (PMN) ao colega Rafael Leitoa.

Leitoa e outros governistas, pediram a aprovação urgente de uma homenagem, a Medalha Manoel Beckman, ao presidenciável do PDT, Ciro Gomes. Os pedetistas querem aproveitar a vinda de Ciro Gomes ao Maranhão, no fim de semana, para fazer tal homenagem.

Só que a cerca de 15 dias, alguns desses pedetistas, inclusive Rafael Leitoa, moveram montanhas para não aprovar a mesma homenagem para João Doria (PSDB), mas foram derrotados por um voto, do deputado César Pires (PEN). A solicitação foi do deputado Wellington do Curso.

De maneira certeira, Eduardo Braide emendou: “Não se preocupe deputado Rafael, a Oposição não agirá como vocês agiram. Iremos votar sim a homenagem a Ciro Gomes”, o pedetista agradeceu nitidamente sem graça e compreendo que o mundo gira mais rápido que ele consiga imaginar.

Na onda das aprovações de homenagens, sobrou uma também para o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM). Mais receberá a Medalha Manoel Beckman, por indicação do deputado Stênio Rezende (DEM).