O I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE), tendo por missão a mobilização da sociedade em torno do debate sobre o importante papel das cidades médias no desenvolvimento regional. O encontro teve como principais objetivos a estruturação de uma plataforma de negócios e governança que permita criar sinergias entre os 40 municípios partícipes, a iniciativa privada, os bancos de desenvolvimento e organismos financeiros internacionais, as instituições de pesquisa, os órgãos governamentais, dentre outros que possam efetivamente contribuir à implementação de um modelo nesses moldes.

O evento foi direcionado em três eixos de atuação: troca de experiências e práticas bem-sucedidas, viabilização de capacitações técnicas, tecnológicas e gerenciais e criação de um ambiente de estruturação de negócios, com ênfase em projetos de parcerias público-privadas voltadas para o setor de infraestrutura. “É um espaço de diálogo permanente entre o Banco do Nordeste, a iniciativa privada e prefeitos das 40 cidades médias mais dinâmicas das regiões Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Esta é a ideia do Fórum. Nosso objetivo é construir uma agenda positiva capaz de tornar essas cidades cada vez mais atrativas para investimentos, de forma que elas possam também irradiar esse crescimento econômico para suas áreas de influência”, destacou o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda.

Representando o Estado do Maranhão e o município de Codó, o prefeito Francisco Nagib participou do fórum, falou sobre a importância do encontro e sobre as ótimas perspectivas de crescimento para cidades médias do nordeste, como é o caso de Codó. “Foi um grande evento e uma excelente Iniciativa, que visa estimular troca de experiências, viabilização de capacitações técnicas e estruturação de negócios. Encerramos nossa participação neste Fórum de Negócios do Banco do Nordeste G20+20 muito confiantes, pois nos abriu grandes perspectivas de crescimento e desenvolvimento para Codó”, declarou Nagib.

Projetos – Em suas considerações finais, o prefeito Nagib agradeceu aos representantes do Banco do Nordeste, como o Diretor de Negócios, Júnior Roseno e o Presidente do BNB, Marcos Holanda e que as ideias de projetos tratadas no fórum serão muito importantes para o desenvolvimento de Codó. “Fico muito feliz com o resultado deste encontro, onde estivemos acompanhados do Superintendente do Banco do Nordeste, o senhor Expedito, do Diretor de Negócios júnior Roseno, um grande profissional que vem fazendo um belíssimo trabalho a frente do Banco do Nordeste. Ao longo do Fórum tivemos rodadas de negócios e de viabilização de projetos que contemplarão a população de Codó, tais como, os de resíduos sólidos, soluções para o lixão, geração de energia de fontes renováveis e demais ideias. Quero agradecer e parabenizar o presidente nacional do Banco do Nordeste, Marcos Holanda pela iniciativa deste grande Fórum”, concluiu o prefeito Nagib.