O cerco parece estar se fechando e a participação de membros do Governo Flávio Dino no esquema de corrupção, descoberto pela Polícia Federal, através da Polícia Federal, pode ser ainda maior.

A Polícia Federal, durante as investigações em outras etapas da Sermão aos Peixes, elaborou um dossiê que deu sustentação a Operação Pegadores e que resultaram nas prisões recentes. O documento confirma a atuação de organização criminosa na estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e que teria desviado mais de R$ 18 milhões.

O problema, principalmente para o comando do Governo Flávio Dino, é que no referido dossiê, é feito menção ao Palácio dos Leões. A citação foi revelada no despacho da juíza federal Paula Sousa Moraes, que responde pela 1ª Vara Criminal no Maranhão, autorizando a prorrogação da prisão de cinco presos no início da Operação Pegadores.

O documento aponta uma suposta autorização do comando do Governo Flávio Dino para que a ex-secretária adjunta da Secretaria de Saúde, Rosângela Curado (PDT), mantivesse o controle de uma unidade de saúde de Imperatriz, mesmo sem ocupar qualquer cargo público.

A magistrada faz referência à menção ao Palácio e afirma que as informações existentes no referido dossiê são graves, o que atrai “extrema necessidade” de que se aprofundem as investigações. A juíza também aponta superfaturamento de contratos com a Emsher.

“De acordo com trechos colacionados, há informações sobre funcionária fantasma amante de Mariano, pagamento de propina, superfaturamento contratos da Emsher [Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares], empresa e exames laboratoriais de fachada que recebe sem realizar os respectivos serviços e menção a suposta autorização do Palácio à Rosângela Curado, para que ela ficasse responsável pela AME/CEMESP Imperatriz, informação confirmada por Antônio Aragão em depoimento”, destaca a juíza.

E dessa forma a investigação segue cada vez mais próxima do comando do Governo Flávio Dino, e uma delação premiada pode ser determinante para o desdobramento do caso.

É aguardar e conferir.