A Coluna Painel da Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (06), também fez uma leitura, óbvia até, do afastamento do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), do PT, leia-se Lula, após o lançamento da candidatura da comunista Manuela D’Ávila a Presidência da República.

Para a coluna, a decisão do PCdoB contraria uma parte significativa do partido que estava esperando uma nova aliança com o PT, já que esperavam a presença de Lula para fortalecer os comunistas nas regiões Norte e Nordeste, principalmente no Maranhão, onde o PCdoB possui o único governador do Brasil. Veja abaixo.

O governador Flávio Dino, frequentador assíduo das redes sociais, parece não ter “curtido” a confirmação da pré-candidatura da colega a Presidência da República. Dino optou por se recolher e não comentar absolutamente nada sobre o assunto, nem mesmo parabenizar Manuela.

Só que se a candidatura do PCdoB a Presidência da República for confirmada, Flávio Dino não poderá manter o silêncio sepulcral e terá que dar palanque a colega comunista.

Para muitos uma candidatura do PCdoB seria a melhor saída para Lula no Maranhão, uma vez que, apesar do estremecimento com o PMDB, a sua amizade com ex-presidente José Sarney segue inabalada. Ou seja, Lula não precisará se decidir entre Flávio Dino e Roseana Sarney, e colherá votos de ambos os lados.

É aguardar e conferir.