Em Nota, a União Estadual dos Estudantes do Maranhão e a Central dos Estudantes da Universidade Federal do Maranhão criticaram a decisão do governador Flávio Dino em dar gratuidade a um grupo de alunos que irão realizar o ENEM neste domingo (05).

Os estudantes classificaram o gesto do comunista como eleitoreiro e oportunista. Além disso, fizeram alguns questionamentos interessantes, como quem vai fiscalizar o benefício? Com que verba orçamentária serão pagas as empresas?

Por fim, os estudantes classificaram o Governo Flávio Dino como antidemocrático, autoritário, e excludente, extremamente perseguidor com aqueles que não rezam na sua cartilha e não comungam com seus ideais. Vejam abaixo a Nota.

A UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DO MARANHÃO – UEE/MA e o DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – DCE 17 de Setembro, vêm à público manifestar absoluto repúdio e indignação à prática eleitoreira e oportunista do Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino ao anunciar, DE MANEIRA REPENTINA, benefício aos estudantes que participarão do ENEM.

Ontem, 03 de novembro de 2017, um ano antes do período eleitoral, o Governador Flávio Dino, postou em sua rede social uma “mensagem especial” informando que a passagem de ônibus na ILHA DE SÃO LUÍS, somente na ILHA, repita-se, será gratuita para os estudantes que possuem cartão estudantil.

Disse ainda, o Governador comunista, que essa medida seria um estímulo, um incentivo para que os jovens estudantes fossem bem nas provas. Alertou que o Governo do Estado entrou em contato com o Sindicato das Empresas e já efetuou o pagamento das passagens.

Efetuou o pagamento?! Como? Baseado em que o Governador efetuou esse pagamento, se não sabemos a quantidade de estudantes que irão usufruir desse benefício eleitoreiro, uma vez que as provas ocorrerão apenas amanhã? Havia previsão orçamentária para esse gasto? O governo da publicidade e propaganda poderia mostrar aos estudantes que esse gasto estava previsto no orçamento público?!

Hummm, vivemos num mundo capitalista, né??? Ah, lembramos, e o PCdoB, partido do atual Governador, “Partido Capitalista do Brasil”… Alguém poderia nos mostrar onde essa despesa está contemplada dentro do orçamento do Estado???!!!

E quem vai fiscalizar esse benefício???? Engraçado é que nem todo estudante que tem o cartão estudantil vai fazer prova do ENEM. E agora, José?! Terá um fiscal em cada ônibus, para saber a quantidade de estudantes que passaram de graça pela catraca? Lembrando que a Prefeitura de São Luís confirmou que, para dar maior tranquilidade e comodidade aos estudantes, manterá a frota integral de ônibus circulando neste domingo. Então com 100% da frota na rua, os empresários que dirão ao Governo do Maranhão quantos estudantes passaram de graça pela catraca e o total da conta a ser paga?! Não?! Sim?! Mas o Governador Flávio Dino disse que já pagou!

Governador, todos nós estudantes sabemos quem paga a conta desse benefício repentino e, certamente, não é o senhor. Quem paga essa conta somos todos nós!

O Governador Flávio Dino demonstra expertise, mais uma vez, na demagogia, no populismo, na velha e surrada prática do pão e circo! Em planejamento para a educação do nosso Estado, seriedade na discussão dessa política pública, na luta pelos nossos direitos e pela liberação do PASSE LIVRE ele demonstra não ter empenho.

Sabemos que Governador Flávio Dino tenta, novamente, nos usar como massa de manobra, numa atitude desesperada para tentar reverter o alto índice de rejeição ao seu governo na grande Ilha.

Flávio Dino prometeu aos seus eleitores maranhenses, que seu governo seria um governo democrático, e muita gente acreditou nisso, até mesmo nós estudantes desse Estado. Era só papo furado! Conversa pra boi dormir! Queria apenas nos enganar… Esse atual Governo é antidemocrático, autoritário, e excludente, extremamente perseguidor com aqueles que não rezam na sua cartilha e não comungam com seus ideais. O governador vem fazendo um governo pautado apenas em propagandas pagas com o dinheiro do contribuinte para mostrar o que não existe. É simplesmente a maquiagem que ele vem fazendo no Estado. Não podemos nos calar, precisamos reagir a essa falsa mudança. Inúmeras atitudes eleitoreiras por parte do Governo, na verdade um desgoverno em todos os sentidos e os “comunistas/capitalistas” só se dando bem. E no final, o povo é quem paga a conta!

São Luís, 04 de novembro de 2017