A confirmação da pré-candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao Governo do Maranhão, na opinião de praticamente todos os principais analistas políticos, é a certeza de que a eleição será decidida em dois turnos.

O Palácio dos Leões obviamente queria decidir a eleição no 1º Turno, mas também sabe que com cinco candidaturas na disputa do pleito, essa possibilidade fica inexistente.

O raciocínio é simples e lógico. Em 2014, obviamente ninguém conhecia o fracasso de Flávio Dino como governador, poucos conheciam a incompetência e incoerência do comunista, enfrentou um adversário que jamais havia sido testado nas urnas e que entrou na disputa de última hora, mesmo assim Lobão Filho ainda abocanhou quase 34% dos votos numa eleição praticamente plebiscitária.

Agora em 2018 a realidade é outra. Muitos conhecem Flávio Dino de verdade, muitos ficaram perplexo com sua incompetência como gestor e sua incoerência latente como político. Além disso, serão cinco candidaturas que devem efetivamente serem votadas e como adversária principal, Roseana Sarney, uma política com um recall impressionante em todo o Maranhão.

Ou seja, para o desespero de Flávio Dino e seus asseclas, o 2º Turno será inevitável.