Um dia bastante especial para as mulheres que utilizam os serviços do Hospital Municipal da Mulher, no Anjo da Guarda. A manhã deste sábado (07), foi para elas, que participaram de evento alusivo à campanha Outubro Rosa, ação nacional de conscientização e prevenção ao câncer de mama. As atividades integraram o cronograma do ‘Todos por São Luís’, da Prefeitura, sendo esta edição especial que marcou o início da programação da campanha no município. O prefeito Edivaldo, a primeira-dama, Camila Holanda, que coordena o programa, e o secretário de Saúde, Lula Fylho, participaram do evento. Um café da manhã foi preparado para as mulheres que compareceram à ação.

O evento teve como foco ofertar atendimentos voltados à saúde feminina, incluindo consultas, exames e muita informação. “A escolha do Hospital da Mulher para este momento tem seu simbolismo por ser um espaço adequado e pensado para que a mulher se previna e cuide de sua saúde. É um dia de reflexão e de ressaltar a importância da prevenção para todas as mulheres da nossa cidade”, pontuou o prefeito Edivaldo, que visitou todos os estandes onde cumprimentou e conversou com os profissionais do atendimento e com o público. “Esse é também um momento importante para os homens se unirem à esta causa e participarem, estimulando a mulher a se cuidar”, reforçou o prefeito Edivaldo.

A primeira-dama Camila Holanda, destacou a importância do compromisso da Prefeitura na campanha nacional. “É mais uma mobilização positiva da gestão, que prioriza o atendimento à mulher, com foco em sua prevenção e nesta data tão significativa a contribuição se faz com essa vasta programação pensada para todas as mulheres. A gestão vem ampliando os serviços, aumentando as oportunidades para a saúde feminina e coroamos isto com esta importante campanha e as ações deste evento”, disse a primeira-dama.

O secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, enfatizou que as atividades promovidas na campanha Outubro Rosa têm como objetivo intensificar e reforçar os atendimentos de prevenção ao câncer de mama. “Nesta campanha é importante promover o debate e a reflexão sobre a necessidade dos cuidados precoces para evitar a doença. Paralelamente, a gestão vem, com muito esforço, investindo para ampliar os atendimentos à mulher”, reiterou.

Entre as ações programadas para o ‘Todos por São Luís’ especial, presença da Carreta da Mamografia para a realização deste que é o mais importante exame diagnóstico do câncer de mama; a Carreta da Mulher, para coleta de exames preventivos ginecológicos; além de consultas especializadas de mastologia, ginecologia e enfermagem. A procura foi grande e lotou as salas de atendimento.

No local, a população realizou também aferição de pressão arterial e teste de glicemia sob coordenação da Semus. Avaliação nutricional com distribuição de material informativo sobre alimentação saudável e prova de sucos naturais foram oferecidas na tenda da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).