O Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão elegeu, em sessão plenária administrativa nesta quarta-feira (04), a Mesa Diretora do Poder Judiciário do Maranhão – presidente do TJ/MA, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça – para o biênio 2018/2019.

Depois de anos seguindo uma tradição e mantendo uma harmonia na eleição da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça, os desembargadores, neste ano, resolveram fazer uma eleição que causou uma disputa que trará consequências ao Poder Judiciário.

Em uma sessão rápida e com votação secreta, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos foi eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão. José Joaquim obteve 16 votos, contra 10 votos da desembargadora Nelma Sarney e um voto em branco.

Para o cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça foi eleito o desembargador Lourival Serejo. Já para o cargo de corregedor, conforme o Blog destacou (reveja), o desembargador Marcelo Carvalho foi praticamente aclamado para o cargo, até mesmo pela desistência do desembargador Paulo Velten, que seria derrotado em uma eventual eleição.

Sendo assim, a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça será formada por José Joaquim Figueiredo dos Anjos (presidente), Lourival Serejo (vice-presidente) e Marcelo Carvalho (corregedor).

A posse ocorre sempre na terceira sexta-feira do mês de dezembro – neste ano de 2017, o dia 15 de dezembro.