Chega a ser risível a estratégia simplória e repetida dos comunistas maranhenses. Toda vez que se encontram acuados, ou diante de uma outra pesquisa e/ou quando precisam passar a impressão que irão se perpetuar no poder, a receita é sempre a mesma: divulga-se uma pesquisa eleitoral.

Nesta quarta-feira (04), não foi diferente. Foi divulgada uma pesquisa com números que espantam e que talvez nem mesmo os mais comunistas dos comunistas acreditem.

Segundo o levantamento, Flávio Dino, mesmo com todo esse desgaste facilmente comprovado, teria 60% das intenções de voto e estaria à frente 32 pontos do segundo colocado, no caso a ex-governadora Roseana Sarney.

O que o leitor pode estar se perguntando é: o motivo dessa pesquisa? Na realidade não é apenas um, mais dois os motivos que levaram os comunistas a divulgar mais essa pesquisa, e num dia atípico.

O primeiro deles é a eleição do Tribunal de Justiça. É nítido o interesse do Governo Flávio Dino na eleição do órgão do Poder Judiciário, tanto que incentivou a quebra da tradição e iniciou uma disputa inconsequente e sem previsão de terminar.

Desde que resolveram mesmo insuflar alguns desembargadores a romper com a tradição do Tribunal de Justiça, transformando a eleição numa disputa desenfreada, os comunistas imaginaram que o resultado estaria definido, mas diante do atual cenário de indefinição no TJ, o jeito foi utilizar uma surrada estratégia: a cansada pesquisa eleitoral.

Na tola  estratégia comunista, os números da pesquisa poderiam influenciar a decisão dos desembargadores indecisos, passando a impressão que a eleição de 2018 são “favas contadas“. Ou seja, querem passar a imagem de perpetuação no poder e tranquilidade para quem entrar nessa “barca furada” de romper com a tradição na eleição do Tribunal de Justiça. A estratégia chega a ser uma afronta a inteligência dos desembargadores.

Além disso, nesta quarta-feira, mas no período da tarde, teremos a filiação do senador Roberto Rocha ao PSDB. Rocha é pré-candidato ao Governo do Maranhão e virou inimigo dos comunistas, depois que “ousou” disputar as eleições de 2018. Novamente a intenção, com a pesquisa eleitoral, é passar a impressão que a reeleição de Flávio Dino é inabalável.

Se já não bastasse o modus operandi conhecido, é fácil demonstrar que a situação não é tão tranquila como querem aparentar os comunistas.

A maioria das pesquisas eleitorais são divulgadas nos jornais nos fins de semana, justamente onde a tiragem é maior. No entanto, como os comunistas não poderiam esperar até o domingo, já que os objetivos são “atingir” os eventos desta quarta-feira, a pesquisa foi divulgada mesmo hoje.

Por fim, se existisse essa tranquilidade toda, o Governo Flávio Dino não estaria preocupado em aumentar as verbas para a Comunicação em 2018, ano eleitoral. No Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2018 encaminhado à Assembleia Legislativa, consta um novo aumento do orçamento destinado à Comunicação, que receberá quase R$ 62 milhões, ou seja, R$ 3 milhões a mais que 2017.

É claro que cada um tem o livre arbítrio de acreditar no que quiser, inclusive em Papai Noel, mas contra fatos, não existem argumentos.