Infelizmente, mais uma vez, o Maranhão foi alvo de notícias desagradáveis na imprensa nacional. O Bom Dia Brasil da TV Globo, desta terça-feira (26), repercutiu o despejo de policiais civis da delegacia de Peritoró, assunto já abordado pelo Blog na semana passada (reveja).

Por conta da repercussão nacional (clique aqui para ver a matéria do Bom Dia Brasil), o assunto foi parar na Tribuna da Assembleia e um deputado comunista atribuiu a vergonha que o Governo Flávio Dino passou nacionalmente ao secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

O ex-secretário de Segurança e deputado estadual Raimundo Cutrim, inicialmente fez questão de deixar claro que a situação de Peritoró não é um caso isolado, como muitos poderiam imaginar.

“E ouvia hoje pela manhã, no Jornal da Globo, aquele assunto de Peritoró, com relação àquela construção que já vem desde a gestão passada e a Polícia sendo despejada. Isso é triste para nós, no meu caso que sou policial. E temos também outro problema em São Domingos, que lá está sendo despejada também tanto a Civil como, me parece, que a Militar, já há alguns anos”, afirmou.

Cutrim saiu em defesa do governador e fez questão de atribuir toda a culpa ao colega de partido, já que ambos são do PCdoB, Jefferson Portela.

“Mas temos que entender, eu fui Secretário muitos anos e isso não é um problema do governador Flávio Dino, é problema de gestão de Secretário. Porque a Secretaria de Segurança tem um orçamento e com esse orçamento, evidentemente, se bem que naquela época, na minha época era pago pela Secretaria de Administração, então cabe ao gestor, ao Secretário viabilizar esses problemas da sua gestão. O Estado é muito grande, tem 217 municípios, então cada Secretário administra a sua pasta e resolve seus problemas”, declarou.

Raimundo Cutrim, em outro trecho do seu discurso, voltou a culpar a gestão de Portela na Segurança pelo despejo dos policiais da delegacia de Peritoró.

“Mas isso é falta de diligência do gestor. Aí vejo as pessoas dizerem que é o Governador. Não! O Governador é o Governador do Estado, cada pasta tem seus Secretários e eles têm por obrigação moral e profissional de resolver seus problemas. Isso não era para chegar nem no Governador. É um desgaste desnecessário que eu vejo. O Governador, não. Isso aqui é da Secretaria por falta de gestão. É quem tem que resolver suas reformas, é quem tem que resolver seus pagamentos de atrasos”, destacou.

Pelo visto, a mais nova vergonha nacional do Governo Flávio Dino, é de total responsabilidade de Jefferson Portela, ao menos na opinião do colega de partido, Raimundo Cutrim.