E o ritmo de trabalho da gestão Edivaldo segue acelerado. Em menos de 24 horas, o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, entregou mais duas escolas totalmente reformadas e climatizadas na capital maranhense.

No mês em que São Luís celebrou 405 anos de fundação, o prefeito Edivaldo tem cumprido uma intensa agenda de entrega de obras. Na sexta-feira (22), o gestor inaugurou a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) José Assub, localizada na rua Santa Laura, bairro Santa Cruz. Já neste sábado (23), foi a vez de Edivaldo entregar a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bandeira Tribuzzi, no Centro. A exemplo de outras mais de sessenta escolas municipais, as unidades foram entregues totalmente requalificada com melhorias estruturais, novos equipamentos e melhores condições de ensino.

“Esse conjunto de obras e ações tem por meta transformar a educação do município e garantir um ambiente melhor e mais adequado a milhares de estudantes e, também, aos professores. É um momento único em nossa cidade, onde a rede de ensino se renova para atender melhor à comunidade estudantil. Com mais essa entrega damos continuidade ao cronograma de reforma das escolas da rede. Essa escola recebeu toda a atenção e cuidado pela sua arquitetura, tradição e importância histórica. Assim estamos conduzindo o trabalho com entusiasmo e amor por nossa cidade”, disse o prefeito Edivaldo sobre as obras na escola.

A reforma integra o programa de valorização da educação promovido pela Prefeitura na gestão do prefeito Edivaldo com o programa ‘Educar Mais”, um conjunto de ações que inclui a reforma de prédios escolares e ações como a implantação do Sistema Municipal de Avaliação de São Luís, que visa melhorar os índices educacionais do município, bem como fortalecer a formação continuada dos professores.

Para o secretário de Educação (Semed), Moacir Feitosa, as ações do ‘Educar Mais’ somam para melhorar indicadores sociais e promover um ensino de qualidade e referência. “Esta escola é um bem do patrimônio da capital e a reforma foi um desafio que respeitou a arquitetura e a estrutura secular do prédio. Agora, os professores e estudantes têm uma escola renovada, assim como as demais do cronograma, graças ao trabalho firme do prefeito Edivaldo, que mantém as obras, apesar da crise que atropela o país. Melhorar escolas é uma ferramenta crucial para melhorarmos os indicadores educacionais, para termos um melhor diagnóstico sobre o aprendizado de nossos alunos e da educação municipal de modo geral. Com estrutura, condições adequadas de ensino e equipamentos, a educação se fortalece”, disse o secretário.

As intervenções realizadas pela Prefeitura de São Luís transformaram a unidade que ganhou salas climatizadas, ampliação do espaço e novos materiais. O prédio recebeu melhorias na rede elétrica, hidráulica e hidrossanitária; manutenção de toda a instalação predial; restauração total dos telhados; colocação de novo piso e pintura; e recuperação das salas de aula.

Foram instalados 15 aparelhos de ar-condicionado, nas salas de aula, dos professores, diretoria e biblioteca. A quadra ganhou nova pintura, cobertura de segurança com tela e novas marcações para as práticas esportivas.

Outras unidades entregues este ano foram as U.E.Bs Alberto Pinheiro (Centro), Hortência Pinho (Coqueiro), Tom e Jerry (Vinhais), Henrique de La Rocque (Vila Embratel), Menino Jesus de Praga (Vinhais), Meus Amiguinhos (Quebra Pote), Maria José Vaz dos Santos (João de Deus), José Assub (Santa Cruz), São José de Itapera (Itapera), Professor Luzenir Mata Roma (Vila Nova República), Rosilda Cordeiro (Quebra Pote); São José e Cleonice Lopes (Itapera); Casa Agricultura Familiar Rural (Santa Helena/ Quebra Pote).

Além de escolas, o prefeito também entregou em setembro dois Ecopontos – no Renascença e Residencial Esperança – e 21 casas no Coroadinho, beneficinado famílias remanejadas de áreas de riscos.

“São ações positivas que estamos realizando na cidade. Temos trabalhado pela população. Esta é mais uma escola tradicional da nossa rede que estamos entregando totalmente reformada”, sublinhou o prefeito Edivaldo que tem reservado as noites para vistoriar as obras de intervenção no trânsito da capital, já que os trabalhos ocorrem com mais intensidade no período noturno.