O prefeito de Codó, Francisco Nagib e a primeira dama, Agnes Oliveira participaram durante a semana do I Encontro de Pessoas com Deficiência em Codó. Na ocasião estavam presentes o vice-prefeito Ricardo Torres, representantes da Associação das Pessoas com Deficiência de Codó (Aspedec) e Fundação Pestalozzi, secretários de governo e vereadores.

Após oração com o Padre Marcone, foram ministradas palestras com representantes da Aspedec e da Secretaria de Desenvolvimento Social e de um fisioterapeuta. Na oportunidade o prefeito Nagib nunciou a execução de um programa que se chamará Cartão Criança Especial, que será um programa de transferência de renda para famílias que possuem crianças com deficiência matriculadas na rede municipal de ensino.

“Às vezes muitas famílias não têm condição de custear um medicamento, como uma frauda, uma locomoção para essas pessoas, para fazer o primeiro projeto social voltado pra Codó, que é o Cartão Criança Especial. Esse cartão irá beneficiar os alunos da rede municipal de ensino, para receber uma ajuda financeira pra poder custear os afazeres de seu filho”, afirmou.

O prefeito também aproveitou para anunciar a construção de um centro de reabilitação em Codó. O trabalho de captação deste benefício teria sido feito pelo então secretário de saúde, hoje vice-prefeito, Ricardo Torres, ainda na gestão de Zito Rolim. O prefeito afirmou que a única coisa que ainda emperra a chegada do centro ao município é a crise que enfrenta o país, mas que o centro já está garantido.

“Nós só estamos esperando essa turbulência passar, essa situação delicada que o Brasil vive, para conseguirmos contemplar este Centro de Reabilitação pra cidade de Codó. Esse centro de reabilitação vai tratar de três especialidades: mental, visual e física. Portanto esse encontro é muito importante para tratarmos das políticas públicas voltadas para este setor”, finalizou.