Movimentos do PSDB do Maranhão, como o da Juventude e o da Mulher, divulgaram nota para demonstrar o descontentamento dos tucanos com a decisão da direção nacional de filiar o senador Roberto Rocha ao partido.

Assim como membros desses segmentos da legenda, os nomes de destaque como Carlos Brandão, Neto Evangelista e outros que apoiam o governo de Flávio Dino tendem a culpar Roberto Rocha pela situação em que se encontra o tucanato no Maranhão.

Querem colocar na conta do senador o fato de a direção nacional não querer mais qualquer acordo com Flávio Dino. Mas não há culpa a ser colocada em Rocha. A culpa toda da situação em que se encontram os tucanos maranhenses é de Flávio Dino. Ele é o único culpado.

O PSDB do Maranhão fez seu dever de casa, apoiando o governo comunista e deixando o partido nas mãos de Carlos Brandão, que queria porque queria a reedição da aliança PSDB/PCdoB em 2018.

Não fez o mesmo o governador do Maranhão. Em suas diversas caras, Dino foi ao encontro do PSDB e disse que se sentia do partido. Uma semana depois, foi a evento do PT para falar da necessidade de ter a legenda ao seu lado. Essa bipolaridade do comunista já deixou insatisfeitos os tucanos de bico duro.

A gota d’água foi o ato público do ex-presidente Lula em frente ao Palácio dos Leões com a participação especial de Flávio Dino. O comunista parece desconhecer que muitas vezes escolha é uma questão de renúncia.

E que pelo cenário nacional seria impossível ele ter novamente o palanque eclético que ele sonha em reeditar. Ele tinha que fazer escolhas, mas preferiu jogar com a inteligência alheia.

De forma dissimulada, Dino ainda acredita que existem incautos na política para engolir a historinha Sarney/anti-Sarney pregada por ele.

Coluna Estado Maior