Depois de ter sido alvo de preconceito por parte da imprensa do sul do Brasil, o presidente interino da Câmara Federal, o deputado maranhense André Fufuca (PP), conseguiu marcar um ponto interessante e positivo na sua vida pública.

Mesmo diante de um feriado no meio da semana e com uma Câmara Federal indecisa e atônita por novos áudios que comprometem as delações da JBS, o parlamento, sob o comando de André Fufuca, conseguiu avançar na Reforma Política.

A Câmara dos Deputados, até de maneira surpreendente, conseguiu aprovar, em primeiro turno, o texto principal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, que trata de diversos pontos da reforma política.

A proposta, que ainda precisará ser aprovada em segundo turno e no Senado Federal, acaba com as coligações para eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para os partidos poderem acessar recursos do fundo partidário e o tempo de propaganda em rádio e TV.

André Fufuca havia prometido semana passada que votaria o texto principal da Reforma Política nesta semana. O parlamentar maranhense conseguiu cumprir a promessa, ainda que os destaques fiquem para a semana que vem, quando o titular do posto, Rodrigo Maia (DEM-RJ) retoma o comando da Casa.

Sendo assim, apesar da desconfiança de muitos, André Fufuca deu conta do recado.