Enquanto algumas câmaras de vereadores do Maranhão estão aprovando título de cidadão para o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a Câmara de Santa Rita seguiu no caminho inverso.

O vereador de Santa Rita, Ivo André (PDT), bem que tentou aprovar o título de cidadão para Lula, mas a maioria dos vereadores, de maneira acertada, vetou e reprovou a iniciativa do pedetista.

Entretanto, Lula vai receber títulos de muitas cidades do interior maranhense, mesmo sem jamais ter ido nesses municípios e se duvidar saber ao menos das suas existências. Pior é que para se fazer a homenagem, os vereadores de municípios como Pinheiro, Olinda Nova, que aprovaram o título de cidadão para Lula, terão que se submeter a fazer a entrega na capital maranhense.

Em São Luís, a tola iniciativa segue tramitando. A proposta foi do vereador Cézar Bombeiro (PSD), mas o vereador Marquinhos (DEM) questionou, acertadamente, a legalidade da proposta, uma vez que Lula não tem residência fixa em São Luís e o projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça.

O Blog deixa claro que o posicionamento contrário não é pelo fato de ser especificamente o ex-presidente Lula, mas sim por defender que esse tipo de homenagem seja feito efetivamente por quem já fez algo pelo município. Homenagear alguém que jamais foi ao município, talvez nem saiba onde fica e/ou de sua existência, homenagear alguém que não mora no município e fazer isso por questões políticas, é tolice e apenas banaliza futuras e realmente justas homenagens.

A Caravana de Lula, que está de passagem pelo Nordeste, chega nesta segunda-feira (04) à capital maranhense.