A prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 28 e 30 de agosto a sua IX Conferência Municipal de Saúde. O encontro, cujo tema é “O SUS e Seus Princípios: os desafios para sua efetivação” teve como objetivo avaliar, propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e a qualidade nos serviços prestados. Na abertura oficial do evento, que acontece na Universidade Federal do Maranhão (Campus Codó), estavam presentes o prefeito Francisco Nagib, representantes do Governo do Estado do Maranhão, secretários municipais de governo, vereadores, entre outras autoridades.

No primeiro dia o público assistiu palestra com o Secretário Municipal de Saúde, Suelson Sales, que fez uma análise sobre a situação da saúde em Codó e a organização da rede de atenção e seu financiamento. “Precisamos entender a realidade do sistema único de saúde local, e assim poder apontar alternativas para seu melhor acesso e fortalecimento”, afirmou o secretário.

No dia 29, foi realizada palestra sobre Redes Regionalizadas de Atenção a Saúde, com a conferencista Dr. Benta Lopes Silva, assessora técnica da Secretaria de Saúde, uma Mesa Redonda sobre Atenção Básica e Vigilâncias no Município e sobre o Planejamento do SUS no município. “O conhecimento que se adquirir num evento como este é fundamental para que a sociedade esteja lúcida sobre as demandas e de como pode funcionar a rede de saúde no município. Também é uma ótima oportunidade para discussão das propostas apresentadas”, disse a conferencista Benta Lopes Silva.

Nesta quarta-feira, dia 30, foram realizados trabalhos de grupos, apresentações das sínteses dos trabalhos de grupos e eleição dos membros do conselho municipal de saúde 2017-2019. Para o prefeito Nagib, a realização da conferência foi um sucesso. “Quero parabenizar a toda equipe da Secretária Municipal de Saúde, todos os servidores envolvidos na realização desta importante conferência, que irá traças as novas diretrizes para nosso sistema de saúde e se alinhar com todas as grandes e positivas mudanças que estão acontecendo na saúde de Codó. Tão importante quanto inaugurar as obras do HGM, reformar e reequipar nossas Unidades Básicas de Saúde é planejar nossa rede de atendimento e a qualidade de nossos serviços. Parabéns!”, finalizou.